Já passou o tempo que a busca por palavras-chave tinha o único objetivo de achar termos com alta busca e pouca concorrência. Pois, agora, o volume de buscas apenas começará a determinar e selecionar os computadores que receberão os conteúdos produzidos.
Ter um conteúdo otimizado é ótimo, mas ir além disso, criando um conteúdo focado no usuário e na sua intenção de busca, trará ainda mais resultados. Ou seja, o conteúdo deverá ser pensado a todo instante na forma como o usuário irá realizar a busca, o que ele quer e qual a intenção dele com a pesquisa.
Portanto, é bom mesclar palavras-chave com alto índice de busca ao mesmo tempo que utiliza palavras de cauda longa, que mesmo que não tenham um volume de buscas tão alto, dizem melhor a vontade do usuário em relação a sua pesquisa.
Otimize todas as imagens do seu conteúdo
O Google possui um serviço chamado Google Fotos que também é uma das ferramentas mais usadas para quem realiza buscas na internet. Por isso, é necessário cada vez mais dar atenção em como as imagens são descritas e sempre informar o texto alternativo na publicação dessas fotos.
O texto alternativo sempre deve conter a palavra-chave, para que ela apareça nos mecanismos de busca junto a publicação realizada pela sua marca.
Sempre descreva a cena que está na foto, ou seja, em vez de escrever sobre a sua marca, ou deixar um nome genérico na foto, descreva o que está acontecendo nela, uma cena, uma frase, ou um desenho. Descrever o que acontece na imagem ajudará o Google a entender melhor do que se trata o seu conteúdo e o que você quer transmitir.
Estrutura de dados na formatação da página
A estrutura de dados é a formatação que você utiliza em suas páginas para fornecer informações sobre e classificar o conteúdo dela. Ter um formato padronizado para todas auxiliará o Google a entender exatamente cada ponto dela, do que ela se trata, onde está seu título, subtítulo, conteúdo, entre outros pontos.
Em termos de SEO, o Yoast é o melhor plugin para conseguir definir bem o que está sendo estruturado em sua página, já o método JSON-LD é a forma mais fácil de fornecer esses dados estruturados para a linguagem de programação.
Além disso, o Google Search Console e a ferramenta de dados estruturados do Google são ferramentas gratuitas e podem auxiliar neste ponto.
Otimize a performance do seu site
Para quem acha que a otimização do desempenho do site é apenas que ele carregue rápido, terá que entender que vai muito além disso. O tempo total é importante, mas é necessário acompanhar também o tempo de resposta do servidor, como a página é carregada, se há algum erro nos elementos da página, entre outros.
Por isso, deve-se levar em consideração tudo o que acontece em seu site, pois é isso que o Google e o usuário que está acessando seu conteúdo vão se importar. A otimização é entendida por todas as etapas intermediárias e se baseia entre o recebimento de bytes de CSS, JavaScript, HTML e o processo de renderização de pixel. O Google disponibiliza o Google Lighthouse, uma ferramenta totalmente gratuita para que você possa verificar se tudo o que acontece em seu site está funcionando e forma correta.
Indexação
A renderização das informações acontece antes do conteúdo publicado em seu site seja indexado pelo Google, portanto, você poderá ajudar o Google a realizar este processo de forma mais rápida.
Quando um site é criado e desenvolvido, por diversas razões algumas páginas começam a se tornar irrelevantes, mas que continuam existindo, prejudicando no rastreamento, renderização e indexação do seu site.
Para detectar e eliminar estas páginas, utilize o Google Search Console e o Google Analytics e ter mais eficiência na indexação destes conteúdos.