Você Sabe Utilizar Corretamente o WhatsApp como Canal de Vendas?

whatsapp canal de vendas

O WhatsApp pode ser uma ferramenta muito útil para se trabalhar com vendas, mas você sabe usar a ferramenta da forma correta como canal de trabalho?

Saber que seu público tem WhatsApp é um ótimo passo para se estar presente comercialmente na plataforma, desta forma você poderá facilitar a comunicação entre os consumidores e a sua empresa.

Essa facilidade poupa tempo na hora de realizar negociações e fechar negócio, mas se você não souber exatamente como utilizar a ferramenta, a plataforma pode se tornar uma grande vilã e atrapalhar o seu negócio.

Perigos

Para utilizar o mensageiro de forma correta, é necessário em primeiro lugar, tornar sua conta pessoal em uma conta corporativa, desta forma você poderá configurar envios de resposta automáticas para que o usuário consiga ter uma posição de que em breve será atendido.

Em seguida, você deverá ter um controle de tudo o que é solicitado dentro do WhatsApp, como pedidos, solicitação de orçamentos, dúvidas e o contato que enviou uma mensagem com suas dúvidas, para que você possa criar uma lista de leads com esses contatos.

Muita gente se perde nas conversas e dependendo do número de solicitações diárias, acaba deixando clientes sem respostas ou conversas e orçamentos incompletos.

Isso tira a confiabilidade da empresa em lidar com a organização e prioridades de clientes, fazendo com que você perca oportunidades de vendas.

WhatsApp como solução e canal de vendas

Ter uma conta corporativa e ter um controle de tudo são passos importantes, mas é necessário um cuidado grande na hora de utilizar a ferramenta que é o tom que se conversa dentro da plataforma.

Mesmo que o tom de informalidade seja a grande facilidade do aplicativo, você não deve tratar ou conversar com os clientes de qualquer forma, pois a ferramenta registra toda a conversa que a negociação teve e pode servir de provas em casos de problemas graves.

Portanto, garanta que a organização das conversas exista e saiba com quem e com quantas pessoas se conversa ao mesmo tempo.

Qualificação de Leads

Tenha uma planilha ou um CRM padrão para que você possa realizar o atendimento do cliente junto ao WhatsApp, desta forma você poderá verificar em qual parte do funil de vendas e do processo de compra seu cliente está e desta forma agir ou não com mais atenção e agressividade na hora de vender.

Treine sua equipe para que ela possa fazer a integração das ferramentas e ter um maior controle do que é fechado em cada uma das conversas, para que todos tenham ciência do que está acontecendo durante a negociação.

Realize o fechamento e faça também o pós venda, para que além do controle de vendas, você tenha um canal de relacionamento aberto com os clientes que desejam tirar suas dúvidas e encaminhar problemas para a solução.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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