O WhatsApp pode ser uma ferramenta muito útil para se trabalhar com vendas, mas você sabe usar a ferramenta da forma correta como canal de trabalho?
Saber que seu público tem WhatsApp é um ótimo passo para se estar presente comercialmente na plataforma, desta forma você poderá facilitar a comunicação entre os consumidores e a sua empresa.
Essa facilidade poupa tempo na hora de realizar negociações e fechar negócio, mas se você não souber exatamente como utilizar a ferramenta, a plataforma pode se tornar uma grande vilã e atrapalhar o seu negócio.
Perigos
Para utilizar o mensageiro de forma correta, é necessário em primeiro lugar, tornar sua conta pessoal em uma conta corporativa, desta forma você poderá configurar envios de resposta automáticas para que o usuário consiga ter uma posição de que em breve será atendido.
Em seguida, você deverá ter um controle de tudo o que é solicitado dentro do WhatsApp, como pedidos, solicitação de orçamentos, dúvidas e o contato que enviou uma mensagem com suas dúvidas, para que você possa criar uma lista de leads com esses contatos.
Muita gente se perde nas conversas e dependendo do número de solicitações diárias, acaba deixando clientes sem respostas ou conversas e orçamentos incompletos.
Isso tira a confiabilidade da empresa em lidar com a organização e prioridades de clientes, fazendo com que você perca oportunidades de vendas.
WhatsApp como solução e canal de vendas
Ter uma conta corporativa e ter um controle de tudo são passos importantes, mas é necessário um cuidado grande na hora de utilizar a ferramenta que é o tom que se conversa dentro da plataforma.
Mesmo que o tom de informalidade seja a grande facilidade do aplicativo, você não deve tratar ou conversar com os clientes de qualquer forma, pois a ferramenta registra toda a conversa que a negociação teve e pode servir de provas em casos de problemas graves.
Portanto, garanta que a organização das conversas exista e saiba com quem e com quantas pessoas se conversa ao mesmo tempo.
Qualificação de Leads
Tenha uma planilha ou um CRM padrão para que você possa realizar o atendimento do cliente junto ao WhatsApp, desta forma você poderá verificar em qual parte do funil de vendas e do processo de compra seu cliente está e desta forma agir ou não com mais atenção e agressividade na hora de vender.
Treine sua equipe para que ela possa fazer a integração das ferramentas e ter um maior controle do que é fechado em cada uma das conversas, para que todos tenham ciência do que está acontecendo durante a negociação.
Realize o fechamento e faça também o pós venda, para que além do controle de vendas, você tenha um canal de relacionamento aberto com os clientes que desejam tirar suas dúvidas e encaminhar problemas para a solução.