Como iniciar a criação do site da sua empresa no WordPress

Atualmente, ter um site bem estruturado no WordPress se tornou uma necessidade de todos os empreendedores. No entanto, não é todo mundo que sabe como criar um site na plataforma, afinal, é exigido entendimento sobre as ferramentas dela. 

Hoje conversaremos sobre:

  • O que é WordPress?
  • Qual é a importância do site para um pequeno negócio?
  • Passo a passo para criar um site no WordPress.

Confira a seguir!

O que é WordPress?

O principal objetivo da plataforma WordPress é a criação e a manutenção de sites de forma facilitada e intuitiva, por meio de uma plataforma atrativa, que convertam o maior número de pessoas que os acessarem, seja em razão de tempo de visita, de comentários na página ou da finalização da compra.

Essa é uma das plataformas de criação mais utilizadas no mundo inteiro. Isso acontece porque ele possui um código aberto, mantendo, assim, uma comunidade de desenvolvedores com experiência bem ampla e produtiva.

O WordPress é uma ótima opção para as pessoas que estão começando no mercado e ainda não possuem muito conhecimento sobre a criação de sites.

Além disso, a plataforma fornece plugins e recursos para a utilização de quem desenvolve o site, fazendo com que ele possua uma aparência profissional e, concomitantemente, um alto potencial de gerar lucros para o seu negócio.

Qual é a importância do site para um pequeno negócio?

OK! Mas você pode estar se perguntando: por que criar um site no WordPress para o seu negócio? Bom, a gente vai explicar em detalhe. 

Nos dias atuais, a existência da sua empresa no mundo digital é de máxima importância, principalmente após a pandemia do coronavírus, durante a qual os negócios precisavam possuir uma plataforma online e a estrutura adequada se sobressaíram no mercado, pois, em razão do isolamento e do perigo de se contaminar com o vírus, as pessoas deixaram de sair às ruas, e as lojas físicas, por um longo período de tempo, precisaram fechar.

Após o fim do isolamento e a abertura das lojas físicas, no entanto, as pessoas continuam realizando as suas atividades principalmente pela internet.

Ter um site traz diversos benefícios:

  • Facilita a vida do seu cliente.
  • Aumenta a sua visibilidade e as suas vendas, por meio das ferramentas de marketing digital.
  • Fortalece o relacionamento com o cliente.
  • Possibilita a mensuração dos seus resultados de forma segura.

Passo a passo para criar um site no WordPress

Então, como criar um site no WordPress? 

Não é tão difícil quanto parece. Afinal, o WordPress é um Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que foi criado para ajudar as pessoas na hora de começar seu próprio site. 

A plataforma é bem intuitiva, mas, para auxiliar em sua utilização e facilitar na sua navegação, aqui estão alguns passos:

 

Escolha um domínio

Um dos passos cruciais nos quais você precisa dedicar sua atenção é decidir um nome de domínio para seu site WordPress. Ele vai representar a sua marca ou empresa como um todo. Portanto, ele precisa ser bem planejado. 

Uma dica para essa fase é escolher nomes curtos, fáceis de memorizar e de escrever.

 

Defina a hospedagem

Existem três tipos diferentes de hospedagens que o WordPress disponibiliza: a compartilhada, a dedicada e a VPS.

  • A hospedagem compartilhada possui apenas um servidor, que abriga vários sites diferentes. O seu custo é menor, porém o desempenho e a segurança proporcionados também são menores.
  • A hospedagem dedicada fornece um servidor exclusivo para o seu site. Apesar de o custo ser maior, ele oferece mais segurança e um alto desempenho.
  • A hospedagem VPS consiste em um servidor compartilhado, porém cada página hospedada fica isolada, proporcionando um melhor desempenho.

 

Faça a instalação do WordPress

Para isso, basta visitar o site “wordpress.org” e efetuar a instalação. Para obter um site com o domínio da sua escolha, é necessário o pagamento de uma taxa anual.

 

Escolha um tema

Quando ocorrer o lançamento do seu site WordPress, é preciso garantir que ele tem um belo visual e que funciona bem.

Cada tipo de blog ou site pode exigir diferentes layouts e temas. Um site de comércio eletrônico vai pedir um design mais complexo do que um blog, por exemplo.

 

Faça a instalação de plugins

O WordPress disponibiliza uma série de plugins, que são recursos prontos que você pode incorporar ao site, incluindo melhorias para o admin, a segurança do website e muito mais. Dessa forma, é possível otimizar a plataforma do seu modo.

Assim que você tiver concluído o processo, você estará pronto para lançar um site no WordPress para o mundo inteiro ver.

Está preparado para começar o ano com um site que é a sua cara? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Dicas de SEO para LinkedIn

Conheça o Vision Pro

A Importância do HTML no Marketing Digital

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados