A Google cria uma nova rede social para eventos locais

nova rede social

A Google está com uma nova rede social em fase de testes chamada Shoelace. Essa plataforma terá como foco eventos locais de onde a pessoa está situada. O nome da plataforma vem de um termo para cadarços de um tênis ou sapato, pois a ideia é juntar pessoas para saírem (após amarrarmos os cadarços, estamos prontos para sair), unindo assim pessoas em um local através dos interesses em comum.

Como o aplicativo funciona?

O usuário que instala o Shoelace, criará uma conta e logo em seguida irá selecionar algumas áreas de seu interesse, a ideia é dizer ao algoritmo como é a sua personalidade, o que você gosta e com quais locais de identifica.

A partir disso, o aplicativo irá apresentar as atividades próximas do usuário e que sejam compatíveis com seu interesse. Além das atividades que são próximas ao interesse, o Google irá sugerir eventos com base na localidade, fazendo com que as pessoas saibam o que está acontecendo próximos a elas, possibilitando o aumento da atividade local ou até mesmo conhecer novas atrações em cidades que se está visitando.

Quem pode utilizar o aplicativo?

Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a rede social está em fase de testes nos EUA, porém, nem todos os moradores de lá ainda podem criar uma conta. Para utilizar, é necessário de um convite especial, como era feito no início do Orkut. O Google está testando alguns recursos para comunidades especificas no momento, mas a ideia é testar como as pessoas irão se comportar dentro da plataforma para melhorar os recursos mais importantes para cada usuário.

Normalmente, os testes para novas redes sociais demoram algum tempo, como alguns aplicativos como o Instagram que demorou cerca de um ano para anunciar a retirada da visualização dos likes.

Não há uma data especifica para o lançamento, pois como a fase ainda é de testes, caso existam problemas em sua execução, o aplicativo poderá voltar ao nível de planejamento novamente.

O que levou o Google a criar esta nova rede social?

Para quem ainda não percebeu, o Google+ foi descontinuado em abril de 2019, pois a rede social não teve o retorno que a empresa esperada. Diversos erros de planejamento, design e as ações promovidas pela Google fizeram com que as pessoas não se encantassem e até mesmo não se importassem tanto em ter uma conta nesta rede.

A rede social também sofria com a falta de foco, já que não se sabia se o local era uma rede de interação ou de conteúdo e o fato de se ter uma confusão em relação ao conceito confundia tanto a empresa quanto o público.

Com isso, os usuários não permaneciam conectados, chegando a ter uma média de 90% das sessões abertas no Google+ eram encerradas em pouco menos de 5 segundos depois. Ou seja, as pessoas além de não se sentirem atraídas, saiam quase imediatamente após entrar.

No entanto, por conta da fase de teste, não é possível afirmar que ela será melhor que o Google+ logo de cara, pois será necessário entender como ela irá funcionar e se isso será de interesse dos usuários. Ficamos então no aguardo para o lançamento desta nova plataforma do Google.

Conheça nosso trabalho, acesse nosso site e confira nossos serviços: https://goup.marketing/o-que-fazemos/

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Atualização do Google contra spam começa a dar resultado

Conheça o Vision Pro

A Importância do HTML no Marketing Digital

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados