Integração de NFTs no Instagram: o que é e como lhe afeta?

Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou no último dia 9 de maio que a Meta Platforms irá testar tokens não fungíveis (NFTs) no Instagram. 

A versão inicial da aplicação possibilitará “colecionáveis ​​digitais”. Esses colecionáveis ​​incluem artes, imagens, vídeos, música e cartões O teste inicial envolve um pequeno grupo seleto de criadores e colecionadores dos EUA. 

Para que você entenda tudo sobre este assunto e se mantenha atualizado, hoje vamos falar: 

  • O que são NFTs?
  • Como o Instagram vai integrar NFTs?
  • O que NFTs significam para empresas? 

Vem com a GoUp! 

O que são NFTs?

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível). Esse token é um elemento virtual único e não pode ser substituído: NFTs são comprados ou trocados. 

Em resumo, o NFT é uma maneira de registrar uma imagem, vídeo ou qualquer forma de item, digital ou físico, em uma blockchain (um tipo de base de dados distribuída que guarda um registro de formas permanente e à prova de violação).

    • Qualquer tipo de arquivo digital de fácil reprodução pode ser armazenado como NFT.
    • Os NFTs que você provavelmente já viu ou leu sobre tendem a ser fotografias, peças de arte, músicas ou vídeos. 
    • Assim como a arte, o valor de NFTs pode aumentar ou diminuir com o tempo, sendo negociados por muito dinheiro. Isso acontece por sua unicidade e por não poderem ser replicados.
  • Você não pode salvar um NFT no computador e replicá-lo: é como um item de colecionador. 

Como o Instagram vai integrar NFTs?

O teste que o Instagram fará com as NFTs será com um pequeno grupo de criadores de conteúdo nos EUA, que poderão exibir NFTs em seu feed, stories e até mensagens. 

  • O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, indica que “funcionalidade semelhante” chegará em breve ao Facebook.
  • Adam Mosseri declarou: “Quero reconhecer de antemão que as tecnologias NFT, blockchain e Web3, de forma mais ampla, são sobre distribuir confiança, distribuir poder. Mas o Instagram é fundamentalmente uma plataforma centralizada, então há uma tensão nisso”. 

Ou seja, o próprio Instagram vai estudar como implementar as NFTs. A ideia de começar com um grupo pequeno de criadores é justamente para que a plataforma possa aprender quais necessidades, problemas e questões essa nova funcionalidade pode trazer. 

O Instagram indica que o novo recurso de colecionáveis ​​digitais tem duas funções principais: 

  • Carteira digital: Uma vez conectados, criadores e colecionadores podem selecionar quais NFTs de sua carteira compartilhar no Instagram. O Twitter tem funcionalidade parecida para compartilhamento, troca e uso de NFTs.
  • Marcação automática do criador e do colecionador. O criador e o colecionador podem ser atribuídos automaticamente no post colecionável digital, sujeito às suas respectivas configurações de privacidade.

O que NFTs significam para empresas?

Existe a possibilidade de criação de NFTs corporativos. Um exemplo é:

  • Propriedade intelectual e direitos autorais: Os NFTs corporativos fornecem um registro imutável que não pode ser questionado. 

Quando se trata de propriedade intelectual e direitos autorais, ter um registro de quando você fez algo pode ser extremamente útil em caso de violação, duplicação de conteúdo, fotografias, postagens, vídeos, etc.

Essa funcionalidade também pode ser muito útil para a proteção da marca.

Exemplo: Em 2021, alguns artistas, como Lela Brandão, tiveram suas artes gráficas roubadas por marcas e empresas. 

Os desenhos eram copiados do Instagram e utilizados em produtos e postagens sem a permissão da artista. 

Com o NFT, o processo de identificação da obra original e a comprovação de propriedade é rápido, e o “furto” pode ser evitado.

  • Metaverso: O uso de Enterprise NFTs nesse espaço pode servir como uma forma de representar a propriedade de algo no mundo físico e exibi-lo no mundo digital. 

Na prática, isso significa que você pode possuir os mesmos sapatos de grife no mundo real e no Metaverso (virtual).

  •  O que considerar antes de pensar em NFTs corporativos? Enterprise NFT é uma tecnologia que pode ser usada em qualquer segmento de produção – de luxo e moda até indústria de mídia. 

Os NFTs ajudam as empresas a criarem um ecossistema seguro para seus clientes e produtos e podem ajudá-los a proteger sua marca. 

Serão especialmente úteis para empresas que já possuem produtos digitais. 

Outras possibilidades provavelmente surgirão a partir das análises feitas na versão teste, que está acontecendo agora. Assim que tivermos mais notícias e atualizações sobre os NFTs no Brasil, informaremos!

Siga a GoUp no Instagram. Lá, postamos conteúdo como este, resumidamente e de maneira dinâmica. 

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Entenda o que e Quando Responder a um Consumidor e Aumente suas Oportunidades de Vendas

Dicas para aumentar a sua presença online

Expansão estratégica: Pinterest oferece links diretos para outros tipos de campanhas

Natu News

Tel: (11) 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 - 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 - 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados