Entenda o que e Quando Responder a um Consumidor e Aumente suas Oportunidades de Vendas

quando responder a um consumidor

Dentro das estratégias de Inbound Marketing, toda vez que um lead contatar sua empresa, independente por onde seja, é chamado de janela de oportunidade. Porém, quando responder a um consumidor para aumentar suas oportunidades de venda?

Existem momentos certos para cada tipo de resposta, não é possível forçar uma venda a um cliente que tenha apenas comentado em uma foto suas nas redes sociais, pois ele pode ter feito isso por diversos motivos que vão além dos produtos que você estava divulgando.

Comentários, curtidas e compartilhamentos

Consumidores que interagem nas redes sociais, muitas vezes reconhecem um trabalho bem feito e gostaram do que estão vendo, mas entrar em contato para realizar uma venda apenas por essas interações pode acabar desgastando uma relação que ainda nem começou. O melhor nesse momento é interagir conforme o momento e comentar o assunto que os consumidores estão trazendo à tona.

Leads que interagem respondendo e-mails ou posts no seu blog podem estar até dispostos a receber novos conteúdos e informações da sua marca, porém, possivelmente não estejam tão abertos a contatos de venda.

Quando tentar uma venda?

Busque ter contatos de venda a clientes que acessam seu chat e solicitam um orçamento e até mesmo os que preenchem o formulário. Este tipo de consumidor está aberto a receber propostas, conhecer produtos e saber quais as formas disponíveis de pagamento para no momento ou futuramente, fechar negócio.

Este é o tipo de contato que deverá ser respondido o mais breve possível, não só pela atitude de poder comprar rapidamente, mas pois conforme uma pesquisa da Harvard Business Review, pouco mais de um quinto das empresas deixa os leads esperando mais de 24 horas para receber um retorno, dentro deste período, o consumidor pode esfriar e até mesmo desistir da compra, além disso, ele poderá ter recebido um retorno de um concorrente e por mais que a sua proposta seja atrativa, pela rapidez o concorrente acaba ganhando o cliente.

Tempo de retorno para responder a um consumidor

Um ótimo tempo para se retornar um cliente é nos 5 primeiros minutos após o contato. Dentro deste período o vendedor encontrará o cliente possivelmente em frente ao dispositivo que realizou o contato. Outro fator importante é que ele não estará ocupado com outros compromissos, o cliente também terá em sua cabeça todas as informações sobre a sua empresa de forma fresca e se lembrará de tudo o que viu. Além disso, não receberá o contato de outras empresas e pela rapidez, se ele já estava interessado, poderá negociar de uma forma mais rápida e concreta.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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