Atualmente, a interação entre empresa e cliente se tornou mais próxima, tornando as estratégias de comunicação essenciais.
Com a evolução da internet, essa conversa ficou mais fácil, principalmente com a grande massa usando as redes sociais para encontrar marcas e serviços.
Algumas empresas apostam até em uma linguagem mais informal para iniciar uma conversa com clientes. Um grande exemplo disso é a Netflix, que promove uma interação voltada para o seu nicho de forma descontraída e muito atrativa para quem busca ter essa atenção de uma empresa.
Se pararmos para analisar, o uso de emojis também cresceu, e é quase impossível conhecer alguém que não coloque essas carinhas nas conversas para expor um sentimento, objetos e até mesmo locais.
Mas qual a importância dos emojis? Será que utilizá-los dentro do marketing da sua empresa faz sentido? É sobre isso que vamos falar hoje.
Os emojis na estratégia de comunicação de uma empresa é uma boa escolha?
Como dissemos anteriormente, a internet proporciona uma conversa mais próxima, e usar emojis dentro da sua estratégia de comunicação pode ser um meio para gerar intimidade. Eles são capazes de trazer mais humor e leveza, sem que você force isso.
Quem utiliza WhatsApp ou Instagram diariamente sabe que essas redes não dispensam o emoji. Mesmo que uma pessoa não goste, ela estará sempre rodeada de outras que usam esses elementos.
- Eles servem para comunicar alegria, surpresa, tristeza, entre outras emoções. Então, sim! O uso de emojis pode ajudar (e muito) na comunicação da sua empresa. Cabe ressaltar que é um elemento que não cairá em desuso tão cedo.
Quando utilizar os emojis nas redes sociais?
Com tantas opções para se comunicar à distância, buscar uma humanização é o objetivo de muitas empresas, afinal, ninguém gosta realmente de conversar apenas com uma máquina.
Nas redes sociais, como o Instagram, você consegue manter um tom pessoal e próximo de uma maneira dinâmica. Entretanto, lembre-se: não é apenas alguns emojis que vão ajudar a tonar a comunicação da sua empresa ser mais bem-humorada. Antes de usar esses artifícios, entenda em qual situação eles serão mais bem recebidos, qual a sua persona e qual a linguagem ideal para o seu cliente. É tudo sobre a sua persona!
Você pode utilizar os emojis:
- Nos assuntos de e-mails
- No atendimento, para humanizar a fala
- Nas publicações nas redes sociais, para reforçar sentimentos
- Em anúncios nos quais o tema é mais descontraído
Quando não usar emojis?
Assim como o doce pode enjoar, o uso excessivo dos emojis também não é o melhor método. Deve-se ter o “timing” perfeito para utilizá-los. Se usados em momentos inadequados, a sua marca pode perder a credibilidade.
Por isso, evite usar emojis quando:
- For abordar assuntos sérios
- Realizar atendimentos em que o cliente está insatisfeito
- O conteúdo já possuir emojis suficiente. Lembre-se de usá-los de forma estratégica