Por que investir em técnicas de SEO?

Atualmente, é quase impossível encontrarmos uma empresa que não utiliza a internet como meio para criar relações com seus clientes, mas ainda é comum vermos que as organizações não empregam as técnicas de SEO e, muitas vezes, não as compreendem.

A maioria dos profissionais de Marketing e/ou donos de empresas aproveitam essas técnicas para melhorar a classificação dos sites nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (principalmente o Google). 

Para sanar as suas dúvidas sobre esse assunto, hoje conversaremos sobre:

  • O que são técnicas de SEO?
  • Qual a importância delas para as estratégias de uma empresa?

Confira a seguir!

O que são técnicas de SEO?

Antes de entendermos como funcionam as técnicas de SEO, vamos conceituar. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou “otimização para os mecanismos de busca”. 

Podemos defini-lo como um conjunto de técnicas que permitem que determinado site seja encontrado nos primeiros resultados dos buscadores, como citamos no início do artigo.

  • Dentro das estratégias de marketing, as técnicas de SEO têm o objetivo de tornar um site relevante ao ponto de o Google posicioná-lo na primeira página.

Pensando nisso, se o seu objetivo é que a sua empresa apareça nos primeiros resultados de busca, é fundamental que você invista nas técnicas de SEO. É essencial, então, que você conheça tais técnicas na prática. 

Vamos apresentá-las!

  • Mapear palavras-chave de relevância

O emprego de boas palavras-chave é uma das técnicas mais simples e fáceis de serem aplicadas atualmente. 

Antes de iniciar a criação de qualquer conteúdo, é essencial analisarmos quais são os termos a rele relacionados mais buscados pelo público, seja no Google, seja no YouTube. 

Para isso, determine as expressões de cauda curta e cauda longa mais importantes para o seu negócio:

  • Expressões de cauda curta (short tail): têm maior tráfego e são mais disputadas em qualquer nicho do mercado.
  • Expressões de cauda longa (long tail): têm menor volume de tráfego, mas um grande potencial para um empreendimento. Elas são formadas por duas, três ou mais palavras, criando uma pequena frase.

O Google disponibiliza algumas ferramentas para que sejam descobertas quais são as palavras-chave mais buscadas pelos internautas, como o Google Search Adwords, que além de possibilitar a visualização das palavras-chave mais acessadas no Google, mostrando dados do tráfego de cada uma. Essa é a ferramenta utilizada para criar anúncios também.

Outra ferramenta é o Google Search Console, que funciona como um mecanismo para análise de resultados internos do site/blog. O Search Console fornece dados como:

  • Total de cliques
  • Total de impressões
  • Click Through Rate média (porcentagem de cliques)
  • Posição média
  •  Criação de conteúdos relevantes 

Diversos sites informam que os conteúdos com mais de 1000 palavras são os que tendem a ranquear melhor, mas isso não é se trata apenas da quantidade. Textos com mais de 1000 palavras devem ter mais informações e ser mais completos. Em razão dessa extensão, é possível abordar todos os aspectos de um tema.

Existem motores de busca que fazem uma avaliação dos conteúdos mais relevantes, analisando os seguintes aspectos:

  • Tempo de permanência de cada usuário na página.
  • Originalidade do conteúdo.
  • Tempo de carregamento da página.
  • Riqueza dos conteúdos.
  • Uso de palavras-chave long tail.
  • Escaneabilidade.
  • Saiba utilizar outros conteúdos como âncoras

Com certeza você já se deparou com algum texto que possui um assunto central, mas que aborda outras nuances. Graças a essas menções dentro dos textos, é possível adicionar o link de outro conteúdo, que levará o internauta a outro conteúdo rico que foi criado por você. Por exemplo:

Se este texto mencionar como é possível melhorar a presença digital da sua empresa e tiver um termo “clicável”, isso significa que há um texto âncora. 

Basicamente, tanto o texto em si quanto o link indicado devem se complementar, a fim de facilitar o entendimento do leitor e do Google sobre determinado assunto.

Importância para as estratégias de uma empresa

Agora que você conhece as técnicas e o conceito de SEO, já percebeu que um dos maiores benefícios da aplicação dele é a sua empresa como resultados principais do Google, certo? 

Mas, muito além disso, essas técnicas trazem outros diversos benefícios, que são fundamentais para as estratégias da sua empresa:

  • Aumentam a visibilidade e a autoridade da sua marca

Um dos principais motivos para investir no SEO é que ele faz com que o seu cliente veja a empresa como uma autoridade no assunto. Ou seja, quanto mais páginas nos primeiros resultados de busca você tiver, melhor será o reconhecimento do público! 

É preciso considerar que o público, e até nós mesmos como consumidores, estamos cada vez mais exigentes e pesquisamos muito antes de adquirir um produto/serviço, certo? Então a dica é alinhar as suas estratégias de ranqueamento para estar sempre à frente da concorrência e ganhar a confiança do seu público.

  • Elevam as visitas e as vendas do seu site

O fato de seu site estar posicionado nos primeiros lugares dos mecanismos de busca fará com que ele tenha mais visitas. Dessa forma, o volume de procura também aumenta, o que vai proporcionar novas conversões, e você terá mais chances de realizar mais vendas qualificadas.

Vale ressaltar que a otimização não acontece de um dia para o outro! É necessário muito planejamento estratégico e conhecimento das principais técnicas do Marketing Digital para criar um site realmente otimizado.

  • Melhoram a taxa de conversão

O emprego dessas técnicas confere às páginas:

  • Navegabilidade otimizada, fazendo com que o visitante encontre rapidamente as informações que deseja.
  • Oferecimento de conteúdos periódicos e ricos em informações.
  • Maior poder de atração e retenção dos clientes.
  • Facilidade do entendimento dos clientes para que eles optem por seu produto serviço para solucionar as dores deles.

Como resultado, você melhora as taxas de conversão do seu site, ou seja, faz com que os usuários entrem na sua página e realizem alguma ação estratégica, como baixar um material, entrar em contato, fazer um teste gratuito, entre outros.

Quer conhecer mais sobre estratégias de Marketing? Acesse o blog da GoUp e fique por dentro de todos os conteúdos!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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