Atualmente, é possível gerar visitas para um site sem gastar dinheiro algum com publicidade ou com de listas de e-mails: é o famoso tráfego orgânico.
Um dos canais mais importantes de acesso aos sites, o tráfego orgânico é o conjunto de visitas que foram conquistadas em sites de pesquisas (como o Google e o Bing) de forma natural, sem que haja investimento em anúncios.
Ele constitui a principal razão de muitas empresas procurarem investir na criação de uma estratégia digital de prospecção e manutenção de clientes.
Para esclarecer mais, o conjunto das visitas que um canal digital (site, blog, e-commerce, etc.) é chamado de tráfego. A principal vantagem desse tipo em específico é que se gasta dinheiro apenas uma vez para colher resultados por muito tempo.
Por exemplo: um artigo de blog produzido exige tempo e dinheiro, mas poderá trazer resultados hoje e daqui a um ano; enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você paga para ele ser veiculado.
Assim, o investimento no tráfego orgânico e em técnicas de SEO, o famoso Search Engine Optimization, que nada mais é do que um conjunto de técnicas voltadas a melhorar o ranqueamento de um site e suas páginas internas nos buscadores, mostram-se extremamente recompensadores em longo prazo.