O que é e-commerce e como criar um para a sua empresa?

As plataformas para venda online são econômicas e extremamente fáceis de usar, permitindo que você crie um site personalizado que alcance pessoas de todo o Brasil. 

Além disso, elas oferecem baixo custo e, em tempos pandêmicos, uma loja online pode significar a sobrevivência da sua empresa!

Tem interesse em aprender mais? Neste artigo, vamos falar sobre: 

  • O que é um e-commerce?
  • Como criar um e-commerce para a sua empresa?

Vamos lá! 

O que é um e-commerce?

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico ou comércio na internet, é um local online onde seus clientes podem comprar seus produtos. É a sua loja online! 

Existem três categorias de e-commerce: 

  • Empresa para cliente (B2C): Modelo de e-commerce em que a venda ocorre entre uma empresa e um consumidor, como quando você compra um tapete, roupas, sapatos de um varejista online.
  • Empresa para empresa (B2B): E-commerce em que uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa, como um fabricante para um atacadista ou um atacadista para um varejista. 

O comércio eletrônico entre empresas não é voltado para o consumidor, e geralmente envolve itens como matérias-primas, softwares ou produtos combinados. 

  • Cliente para cliente (C2C): Venda de um bem ou serviço a outro consumidor. As vendas de consumidor para consumidor são aquelas que ocorrem em plataformas como Enjoei, OLX e Mercado Livre.

Como criar um e-commerce para a sua empresa?

Criar um e-commerce requer muita organização.

Preste atenção ao passo a passo: 

  • Etapa 1: Escolha um nome e obtenha seu domínio: Se você é novo na construção de um site de vendas, entenda “domínio” como a URL, ou seja, seu endereço da web. 

Essa é a “casa” do seu site na internet, é o que os compradores inserem na barra do navegador para visitar seu site. 

Você precisa pagar para ter um domínio. 

Escolher um bom nome de domínio é importante tanto para a sua marca quanto para o sucesso geral. Em geral, o domínio é composto pelo nome da marca. 

  • Etapa 2: Escolha sua plataforma de comércio eletrônico: Sua plataforma de comércio eletrônico é onde seu site “mora” online, e você tem muitas opções para escolher. 

Existem plataformas de comércio eletrônico gratuitas com recursos limitados e lojas de comércio eletrônico quase gratuitas, construídas no WordPress. 

Se optar por algo elaborado nesta etapa, você precisará de ajuda. Se quiser continuar montando seu e-commerce sozinho, recomendamos a plataforma Wix, pois é de fácil acesso e tem layout intuitivo. 

  • Etapa 3: Planeje e construa seu site: Depois de se estabelecer em uma plataforma, é hora de começar a criar seu site de comércio eletrônico. Para isso, você precisará reunir os seguintes elementos: 
  • Logo e imagem da marca.
  • Fotos, descrições e dados dos produtos.

Lembrete: Seu e-commerce também é uma oportunidade para se conectar com seus clientes atuais e com público-alvo. Assim, é fundamental que o e-commerce conte com a seção “Sobre nós”, explicando o propósito e a história da sua empresa. 

Além da parte estética do site, você vai precisar se aventurar na plataforma que hospeda a sua loja online. Se precisar de ajuda para configurar métodos de pagamento, plugins e aparência do e-commerce, entre em contato com a GoUp.

Podemos lhe ajudar. 

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Importância de ter um site de vendas para a sua empresa

Principais Dúvidas sobre Landing Pages

O Valor Do Tráfego Orgânico

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados