Conhecer um funil de vendas é essencial para quem planeja obter sucesso na hora de se comunicar da forma correta com os leads. Porém, você está conseguindo converter seus leads de fundo de funil ou eles estão cada vez mais suscetíveis a compra?
Uma das maiores atenções que você deve ter é a hora de se comunicar com leads que estão muito próximos da compra, pois não é possível trata-los como novos visitantes e nem ser agressivos demais para a conclusão da venda se este cliente não tiver este perfil de comprar rapidamente.
Em um primeiro momento você deve verificar, além do estágio em que o lead se encontra, o perfil que ele possuí, como:
- É um clicador de e-mails?
- Sempre busca mais informações?
- Já solicitou orçamento ou entrou em contato?
- Qual a frequência que acessa mais informações sobre seu produto ou retorna ao seu site?
Desta forma, fica mais claro e evidente a forma que você deverá abordar este lead, para vender o produto certo, na hora certa.
As métricas dizem muito
Na hora de analisar as métricas, preste atenção na forma como os resultados se apresentam, pois eles dizem muito mais sobre o comportamento dos leads e como eles estão reagindo as suas abordagens.
É mais comum do que parece o cliente chegar ao fundo de funil e ser impactado por uma comunicação ruim, ou pela falta de informações concretas para finalizar a compra.
Como atrair definitivamente para a compra?
Ao constatar os leads fundo de funil, crie opções, conteúdos e informações para quem está ponto para a compra, mas que ainda falta um empurrãozinho.
Encaminhe e-mails com informações mais detalhadas sobre o produto ou serviço que ele possui, além disso, mostre cases de sucesso, pessoas que mostram o quão satisfeitas estão em utilizar seu serviço podem engajar ainda mais quem está em dúvida com a compra.
E por fim, realize testes e demonstrações gratuitas, para que os leads possam experimentar o que buscam e ter ainda mais certeza de como aquele produto irá solucionar seu problema.