Quatro estratégias de marketing para pequenas empresas

Sua empresa precisa vender mais? Se a resposta for “Sim”, este post é para você. 

A GoUp procura trazer informações sobre marketing direcionadas para pequenas e médias empresas. Hoje, falaremos sobre quatro estratégias para que pequenas empresas aumentem o número de vendas. São elas: 

 

  • Marketing em áudio 
  • Remarketing
  • Eventos Online
  • E-mail Marketing

 

Confira os detalhes de cada uma! 

 

 Audio Marketing

Segundo Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina, o consumo de podcasts aumentou durante a atual pandemia. Em 2020, a mencionada plataforma registrou um crescimento de 400% do número desse tipo de conteúdo em toda a américa latina. Ao todo, o Spotify hospeda mais de 2 bilhões de podcasts no mundo todo, e tem expectativas de crescimento. 

Por isso, utilizar o Audio Marketing pode ser uma estratégia lucrativa para pequenas empresas. Você pode explorar o recurso de várias formas, mas hoje recomendaremos duas: 

 

  • Podcasts: são como programas de rádio transmitidos pela a internet. Criar um podcast para a sua empresa pode lhe ajudar a estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu cliente, ensiná-lo sobre o seu produto ou serviço e educar o mercado com relação à sua empresa. Esses são fatores que podem gerar audiência e demanda para o seu produto. 
  • Propagandas inseridas em podcasts: com essa estratégia, você estará utilizando o marketing de influência em plataformas de áudio. Para saber como inserir o seu produto ou serviço dentro de um podcast, você precisa entrar em contato com os criadores de conteúdo que o produzem, pois cada um deles tem uma política de funcionamento. 

 

Aprenda sobre marketing de influência em outro post (clique aqui). 

 

Remarketing

Remarketing é uma estratégia que consiste em mostrar anúncios para usuários que já conhecem a sua marca. Em geral, campanhas de remarketing tem como objetivo reativar um lead que não evoluiu no funil de vendas, ou seja, que não comprou o produto ou o serviço. 

 

  • É importante investir em remarketing pois o cliente pode ter esquecido, pode ter passado por imprevistos financeiros ou pode não ter considerado todos os benefícios oferecidos por seu produto/serviço.

 

Algumas formas de criar uma lista de contatos para a remarketing são: 

 

  • Listas de antigos clientes
  • Lista de quem baixou e-book ou algum infoproduto digital
  • Lista de pessoas cadastradas na loja, no site, no blog e/ou no e-mail marketing

 

E-mail marketing

É uma estratégia de envio de e-mails para uma lista. Proporciona um contato direto com o seu público, e ao contrário do que o senso comum prega, ainda é muito utilizado por grande parte da população brasileira (mesmo as gerações mais jovens), pois, por ser um endereço virtual, quando grande parte dos eventos são realizados em ambiente eletrônico (principalmente na pandemia), torna-se uma ferramenta indispensável. O e-mail ainda é usado para:

  • Receber e enviar mensagens corporativas
  • Receber atualizações de entregas e encomendas
  • Receber confirmação de pagamentos
  • Realizar inscrições em eventos e redes sociais

 

Eventos Online

Eventos online são estratégias muito utilizadas para lançamentos de cursos e produtos. Um evento pode ser feito em formato de: 

  • Live: transmitido em redes sociais, com duração média de uma hora. 
  • Webinário: ao vivo ou gravado, transmitido em diversas plataformas online. Costuma ser uma espécie de “aulão” de longa duração.

 

Eventos online também ajudam a construir um relacionamento mais próximo com o seu cliente e podem contribuir para a formação de listas a serem utilizadas em outras estratégias, como remarketing e e-mail marketing. 

 

Entre em contato conosco e saiba como desenvolver cada estratégia para o seu público-alvo! 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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