O YouTube está implementando medidas rigorosas em todo o mundo para restringir o uso de bloqueios de anúncios, exibindo avisos sobre a violação dos termos de serviço da plataforma. Em alguns casos, a empresa está impedindo que os usuários acessem mais vídeos, a menos que desativem os bloqueadores de anúncios.
A plataforma iniciou esse experimento em junho, quando começou a exibir mensagens aos usuários alertando que o player de vídeo seria bloqueado após três vídeos se o bloqueador de anúncios não fosse desativado. Recentemente, o YouTube confirmou ao The Verge que iniciou um “esforço global”, incentivando os usuários a adquirirem uma assinatura do YouTube Premium ou permitirem os anúncios.
Os usuários reclamaram sobre os diferentes formatos de avisos relacionados ao uso de bloqueadores de anúncios. Alguns observaram a ironia do YouTube reprimir bloqueadores de anúncios enquanto exibe anúncios sobre bloqueadores de anúncios em seu serviço.
Apesar de não especificar as limitações impostas aos usuários durante esse experimento, o YouTube declarou que “o uso de bloqueios de anúncios viola os Termos de Serviço do YouTube”. A plataforma conta com 80 milhões de usuários pagos nos níveis Music e Premium, mas o Google está explorando diversas abordagens para aumentar esse número. Isso inclui testes que solicitam aos usuários que pagam para assistir a vídeos em resolução 4K ou que visualizem vários anúncios não ignoráveis para uma experiência ininterrupta.
Além disso, o YouTube começou a promover anúncios não puláveis de 30 segundos para TVs em maio e começou a testar anúncios mais longos, mas em menor quantidade, para conteúdo extenso. Em julho, a plataforma aumentou os preços de seu plano premium para US$2 por mês, buscando diferentes estratégias para melhorar sua receita e envolvimento com os usuários.
Fonte: techcrunch.com