No mês passado, falamos um pouco sobre infoprodutos e como criá-los. Hoje, falaremos sobre um elemento essencial para o lançamento de um infoproduto: as lives. Neste artigo, vamos explicar:
- O que são lives e como realizar esse evento digital
- Como atrair mais pessoas para a sua live
Confira!
O que são lives e como realizá-las
Lives são transmissões ao vivo feitas em redes sociais como YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitch e Facebook. Quase todas as redes sociais mais utilizadas permitem a transmissão de um evento ao vivo, ou seja, a realização de uma live. Esses eventos podem ser feitos por meio do computador ou do celular: a escolha fica a cargo do profissional.
Algumas recomendações básicas para a realização de lives são:
- Tenha boa conexão de internet, pois isso influencia na qualidade do evento
- Prepare o ambiente da transmissão, especialmente com relação a iluminação, limpeza e silêncio do ambiente
- Tenha um roteiro dos tópicos da live: Lembre-se que o conteúdo da live deve ser como uma aula para o seu cliente e, portanto, deve ocorrer sem depender dos comentários feitos durante o evento.
Outra ferramenta que pode auxiliar na transmissão da live é o aplicativo Stream Yard.
- Ele permite uma reunião com até seis pessoas (no plano gratuito). Essa reunião pode ser transmitida em live em redes como YouTube e Instagram. Esse aplicativo é útil pois as redes sociais permitem apenas a participação de duas pessoas nas transmissões; por meio dele, esse número aumenta e você tem a possibilidade de criar transmissões com mais de um convidado, compartilhamento de tela e outros recursos que deixarão a sua transmissão mais profissional.
Clique aqui para conhecer o Stream Yard.
Como atrair mais pessoas para a sua live?
Para atrair pessoas para as suas lives, você precisar criar:
- Lembretes: avise sua audiência com antecedência. A live é um evento ao vivo, e o público precisa se preparar para ela assim como se prepara para assistir a um programa de televisão ou a uma palestra ou para participar de uma reunião em plataforma digital.
Você pode enviar um e-mail lembrete e avisar sobre o evento nas redes sociais. Todos os meios em que sua empresa está inserida são formas de relembrar o seu cliente da live. Use-os!
Se você não possui ferramenta de automação de e-mails, faça o seguinte: envie o link da live com antecedência e peça para o público “ativar o sininho”, ou seja, o botão de “lembrete” do YouTube. Dessa forma, a própria plataforma irá enviar e-mails quando a programação começar.
- Grupos no WhatsApp: Assim como os lembretes por e-mail, os lembretes por grupos de WhatsApp podem trazer mais pessoas para as lives.
Esse método pode ser até mais eficaz, pois o lembrete por e-mail pode acabar indo para a pasta de spam. Por meio do link enviado pelo aplicativo de mensagens, você tem certeza que o público recebeu o lembrete.
- Sorteio de serviço: Além do conteúdo de valor já disponibilizado durante a live, o sorteio de serviços, mentorias, análises de perfil, entre outros elementos, pode ajudar a trazer mais público para a sua live.
Se sua empresa pretende lançar um infoproduto, é essencial criar um planejamento de lives para divulgá-lo. As lives aumentam a expectativa para o lançamento e podem ter vários formatos, como:
- Aulas sobre o tema do infoproduto
- Palestras com convidados especiais
- Mentorias
- Consultorias
- Transmissão ao vivo para sanar dúvidas do público sobre o infoproduto/serviço que será lançado em breve
Para escolher o melhor formato, realize uma análise sobre o que seus concorrentes estão fazendo. Buscar referências é um processo importante das estratégias de comunicação.
Se precisar de ajuda profissional para a estruturação de um lançamento, entre em contato conosco. A GoUp tem experiência com esse tipo de experiência comunicativa.