Mude a experiência do leitor: aposte em conteúdo interativo

conteúdo interativo

O conteúdo convencional já teve seu momento de glória, mas hoje ficou para trás, tendo evoluído para o conteúdo interativo.  

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), 79% dos profissionais de Marketing relatam que o conteúdo interativo melhora a retenção da mensagem passada. Além disso, foi observado um aumento de 52,6% no engajamento. Isso mostra que essa transição vem sendo bem recebida pelo público. 

Já ficou claro que o conteúdo interativo tem um papel essencial no desempenho de uma marca. Um exemplo disso é a Apple, que tem as páginas interativas do Iphone. 

O conteúdo estático

O conteúdo estático tem suas facilidades, sendo mais fácil de produzir, promover e controlar, do começo ao fim, e tendo custo mais acessível. 

Porém, há limitações inerentes ao conteúdo estático que o tornam incapaz de realizar certas tarefas. E é precisamente nesse ponto que as coisas se tornam fascinantes.

Entenda o conteúdo interativo

O conteúdo interativo ultrapassa a estática habitual, convidando os usuários a participarem ativamente. Seja por meio de quizzes, infográficos dinâmicos, simuladores ou outras formas envolventes, essa abordagem permite que a audiência não apenas consuma informações, mas também as vivencie. 

A mudança de uma postura passiva para uma participação ativa redefine a maneira como nos conectamos com o conteúdo online.

O poder no engajamento e a curiosidade 

Um dos principais benefícios do conteúdo interativo é o engajamento. Em vez de passar rapidamente por um texto estático, os usuários são incentivados a interagir, explorar e participar. Isso cria uma conexão mais profunda, pois o conteúdo é adaptado às necessidades e às preferências individuais, tornando a experiência mais personalizada e relevante.

O conteúdo interativo é um convite à curiosidade. Seja desvendando uma narrativa por meio de escolhas interativas ou explorando dados em tempo real, a abordagem proporciona uma sensação de liberdade.

A quebra da barreira

Diferentemente do conteúdo estático, o conteúdo interativo desafia a barreira da estagnação. Em uma era em que a atenção do usuário é um recurso valioso, a capacidade de oferecer uma experiência em constante evolução é crucial.

A educação do público

Além de engajar, o conteúdo interativo educa de maneira única. Tornar a audiência parte da narrativa, seja por meio de uma simulação prática ou experiências imersivas, facilita a compreensão e a retenção de informações. É uma fusão eficaz de entretenimento e aprendizado, transformando a absorção de conhecimento em uma jornada memorável.

Coletando dados 

Com a participação, os usuários acabam compartilhando, de maneira voluntária, informações que são essenciais para as marcas. Com o conteúdo estático, tal dinâmica é muito mais difícil. 

A estratégia permite criar conteúdos que tragam informações importantes, beneficia os resultados e deixa os processos mais organizados.

A capacidade de proporcionar uma experiência única, estimular a participação ativa e educar de maneira eficaz posiciona o conteúdo interativo como o futuro da comunicação digital. 

Ao adotar estratégias de conteúdo interativo, as empresas e os criadores estão criando uma nova era de conexões online, na qual o envolvimento e a experiência dos usuários são prioridades.

Quer acompanhar nossas postagens? Entre no nosso Instagram. 

ACESSAR NOSSO INSTAGRAM

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Por que investir em técnicas de SEO?

Lidando com as objeções pós-venda

Por Que a Sua Empresa Precisa de um Site Preparado para Ações de Marketing Digital?

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados