Infoprodutos: o que são e como lançá-los?

Alguns dos empreendedores de maior alcance nas redes sociais são aqueles que conseguem utilizar infoprodutos para atrair novos clientes ou que vendem infoprodutos que ensinam habilidades e informações técnicas específicas. Porém, o que são infoprodutos e como você pode utilizá-los na estratégia da sua empresa? 

Esse é nosso assunto de hoje. 

Confira! 

 

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são, como o nome já diz, produtos de informação. Em uma estratégia de marketing, eles podem ser distribuídos gratuitamente como forma de fidelizar clientes e aproximá-los da marca, ou podem até mesmo ser o produto principal da marca. 

Devem ser compostos por um conteúdo denso e útil para o seu cliente, sendo disponibilizados, ou vendidos, fora das redes sociais da empresa. Postagens em redes sociais e textos em blogs não são infoprodutos. Exemplos de infoprodutos: 

  • Mentorias
  • Consultorias
  • Cursos online
  • E-books
  • Acesso a comunidades exclusivas (exemplo: Melhores Amigos, no Instagram). 

Alguns exemplos reais palpáveis: 

  • E-book com 10 dicas sobre Marketing Digital, criado pela GoUp para que você aprenda sobre marketing sem precisar gastar nada. No nosso caso, é um infoproduto que trabalha dentro da nossa estratégia de marketing. 

 

Como criar infoprodutos 

A dinâmica para criar um infoproduto é parecida com a de criar um produto físico. As questões que você precisa analisar são: 

  • Persona: quem é o seu cliente e do que ele precisa? 

Conhecer as dores do cliente, seus hábitos e interesses é essencial para construir um infoproduto eficaz. Esses dados vão guiar todas as outras etapas da criação, como veremos a seguir. Caso a sua empresa ainda não tenha delineado um perfil de buyer persona, recomendamos outro texto do nosso blog (clique aqui para ver). 

  • Demanda: quantos clientes querem ou podem adquirir o seu infoproduto? 

Pesquisar a demanda de um possível infoproduto deve ser algo feito durante a pesquisa da persona. Nessa etapa, é importante verificar também o poder de compra do seu cliente, pois mesmo que a demanda seja alta, caso o infoproduto tenha um preço elevado, é possível que os clientes não consigam comprá-lo. 

  • Canal de distribuição: como o seu infoproduto será disponibilizado? 

Dependendo do infoproduto, seu cliente pode precisar de um celular com memória disponível, de criar uma conta em uma nova rede social ou de entrar em outro site que lhe dê acesso ao conteúdo disponibilizado. Lembre-se de checar o quanto seu cliente é digitalmente incluso, pois provavelmente serão necessários acessos em diferentes plataformas, que preferencialmente devem ser intuitivas e de fácil acesso. 

Os hábitos de consumo na internet do seu cliente também devem ser analisados para que a escolha do canal de distribuição seja acertada. Afinal, qual é a rede social que ele mais utiliza?Falamos um pouco sobre isso no post sobre redes sociais essenciais para cada empresa (clique aqui para ver). 

 

A agência GoUp pode lhe ajudar na estratégia de marketing da sua empresa. Entre em contato conosco. 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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