Freelancer ou agência de Marketing Digital: entenda quando contratar cada um

Muitas empresas têm esta dúvida ao considerar sua entrada no mundo do marketing digital: O que vale mais a pena? Freelancers ou agências de marketing digital?  Antes de decidir por qualquer uma das opções, você precisa se perguntar algumas perguntas sobre seus planos: 

  • Quão complexo é meu projeto?
  • Qual é o orçamento disponível?
  • Por quanto tempo o projeto será mantido? 

Com essas informações em mãos, podemos começar a analisar os prós e os contras de cada opção. Vamos lá?  

Vantagens e desvantagens de contratar um freelancer

As principais vantagens são: 

  • Especialização: a maioria dos freelancers é especialista em tarefas específicas e podem executar projetos pontuais com maestria.
  • Baixo custo: freelancers têm muito menos despesas gerais do que uma agência profissional, e, muitas vezes, são a opção mais barata. 

As desvantagens são: 

  • Horários livres: freelancers, principalmente quando são registrados como MEI, não podem trabalhar em horários pré-estabelecidos pelo contratante. Será determinado um prazo de dias ou meses para cumprir o projeto. Porém, pelas leis trabalhistas, eles estão livres de registrar ponto.  
  • Limitações da especialização: embora algumas tarefas “braçais” possam ser realizadas pelo freelancer, as soluções em grande escala que são fornecidas por uma equipe multidisciplinar trabalhando lado a lado produzirão resultados muito melhores.

Vantagens e desvantagens de contratar uma agência de Marketing Digital

As vantagens são: 

  • Versatilidade e variedade: a maior vantagem de contratar uma empresa profissional é o acesso a uma equipe multifacetada inteira, capaz de acomodar todas as suas necessidades de design, desenvolvimento e marketing.
  • Velocidade, experiência e eficiência: as agências têm um fluxo de trabalho intenso e, como empresas, podem oferecer mais velocidade e estratégias eficazes para você. 
  • Serviço e suporte: dependendo do tamanho e do escopo do seu projeto, a maioria das agências oferece o suporte contínuo necessário. 

As desvantagens são: 

  • Alto ou médio custo (depende do tamanho da agência): contratar uma equipe de profissionais será mais caro do que contratar apenas um profissional freelancer. Por isso, é importante verificar o quanto sua empresa está disposta a investir em marketing. 
  • Atendimento em horário comercial: assim como a maioria das empresas, a agência tem um horário de funcionamento pré-estabelecido. Tenha em mente que essa empresa não estará tão disponível como um freelancer provavelmente estaria, fora do horário comercial. 

Lembre-se de que tudo depende do seu projeto e de suas necessidades específicos. Se quiser iniciar a criação de conteúdo de forma profissional, entre em contato conosco! 

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Como aumentar a sua performance da sua campanha no Google Ads?

Utilizando as Redes Sociais para Marketing Digital

Como produzir um bom conteúdo para fundo de funil?

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados