Entenda melhor como funciona o Marketing Digital

Marketing Digital

O marketing digital possui uma grande fonte de táticas que podem ser utilizadas tanto separada quanto unidas, mas que quanto mais ações você tiver, melhor poderá ser seu desempenho dentro do mercado.

Todas essas táticas no entanto, necessitam de grande planejamento e atenção ao seu utilizadas, pois elas colocarão sua marca em evidência e você precisará sempre corresponder a expectativa do cliente conforme está em sua campanha.

Listamos algumas ações que você poderá implementar em sua empresa:

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é tudo o que é produzido para informar, educar, entreter ou fazer o usuário interagir, a fim de disseminar a identidade de sua marca e criar laços com o consumidor, para que ele se lembre da sua empresa na hora de consumir um produto ou serviço.

A criação do conteúdo deve seguir uma regra básica: falar diretamente ao seu nicho de clientes e personas definidas em seu planejamento, para que elas se identifiquem com seu conteúdo, e entenda que o que está sendo publicado é voltado diretamente para compreender e solucionar seus problemas, desejos e necessidades.

Mostre a sua audiência o quanto ela é importante, o quanto você deseja ajuda-la e o que fará para entregar o que ela deseja. Um dos principais pontos a serem trabalhados aqui, não é apenas falar sobre o seu produto ou como ele funciona. Pense como o consumidor faria para chegar até a sua solução. Trabalhe como se você estivesse no lugar dele, o que ele procuraria? Como irá procurar e localizar sua empresa? E assim você chegará mais rápido até ele.

Porém, quais conteúdos devem ser criados? Existe uma infinidade de conteúdos que você poderá trabalhar, veja alguns:

Vídeos

Este formato é um dos mais populares hoje em dia, pela sua dinâmica e por fazer com que o consumidor não precise de muito para entender o que sua empresa deseja passar. A cada 60 segundo, mais de 72 vídeos são inseridos no YouTube, mostrando o quão popular esse formato se tornou.

Transmita dicas, informações, histórias em vídeos curtos e dinâmicos, para que os consumidores te conheçam melhor, entendam sua proposta e assim se identifiquem com seus conteúdos.

Riqueza de informações

Materiais que trabalham conteúdos educativos são bastante eficazes para atrair e fidelizar os consumidores, portanto, é necessário definir o objetivo do material que a sua empresa irá disponibilizar e como será o nível do aprofundamento do tema. Conteúdos introdutórios servem para você chamar a atenção e seu lead e começar a educar sobre o que é a sua empresa e como ela trabalha. Conteúdos mais intermediários ou avançados devem ser destinados a quem já está próximo de realizar uma compra ou com alguns passos dados em direção a este objetivo.

E-mail Marketing

Esta é uma forma direta de enviar seus conteúdos aos clientes, para que ele obtenha de forma rápida e direta tudo o que você pode oferecer sobre vantagens, promoções ou conteúdos exclusivos que outros consumidores podem não ter.

Essa ferramenta tem como intuito aumentar as oportunidades de relacionamento de uma empresa com toda a sua base de contatos, sejam novos, atuais ou antigos clientes, fazendo com que eles conheçam, comprem ou voltem a consumir seus produtos.

Social Media

Criar conteúdos para as redes sociais pode ser um dos caminhos mais fáceis de se chegar aos consumidores, pois uma boa parte das pessoas mantem perfis ativos nestes locais. Apenas o Facebook, por exemplo, já registra mais de 2,3 bilhões de usuários em todo o mundo.

Ou seja, as possibilidades de atração que as redes sociais permitem, farão com que você tenha, com poucos recursos, um aumento de audiência grandioso se souber os caminhos a seguir.

Tão importante quanto criar publicações para redes sociais, é acompanhar seu desempenho e analisar como o público reage ao seu conteúdo, para ai sim entender se é possível continuar com este conteúdo ou partir para uma nova estratégia. Na teoria, o processo parece mais fácil do que realmente é, porém poderá trazer grandes resultados se você perceber que sua persona está lá.

Otimizando a taxa de conversão (CRO)

O CRO ou Conversion Rate Optimization é todo o esforço realizado para que a jornada do cliente diminua e você consiga converter de forma mais rápida e em maior escala, ou seja, diminuir o tempo que o lead demora para sair de uma informação e chegar a outra sem dúvidas.

A taxa de conversão vem através de uma simples conta que divide o número de compradores ou o número de cliques em um produto por cada visitante obtido. Você poderá inserir outros elementos na divisão para criar uma taxa mais especifica e que deseja melhorar.

Marketing de busca

O marketing de busca começou nos anos 90 e hoje é a maior ferramenta dos usuários na internet para encontrar um produto ou um serviço. O google é o buscador mais utilizado no mundo e diante disso, as empresas começaram a se preocupar em como serem localizadas. O marketing de busca visa posicionar seu produto ou página entre os primeiros resultados das buscas na plataforma e existem duas formas de se alcançar isso, através do SEO e dos Links Patrocinados.

SEO

O SEO ou Search Engine Optimization, é uma técnica de otimização no qual visa posicionar de forma orgânica seu site ou página nos primeiros lugares da busca do Google, assim, você aparecerá para mais pessoas e consequentemente aumentará o seu número de visitas.

Estar no primeiro lugar é uma grande chance de aumentar suas vendas, pois com mais pessoas clicando, maior visibilidade seus produtos terão e você conseguira, dentro de seu site, encaminhar o consumidor aos produtos no qual ele precisa e as soluções do seu problema.

Links patrocinados

Os links patrocinados forçam sua ida ao primeiro lugar das pesquisas através de um anuncio visível, sempre que há uma busca. O investimento pode ocorre no Google ou em outras plataformas no qual seu planejamento apontará onde está seu público, como no caso do Facebook e do Instagram, que deixam o conteúdo patrocinado visível no feed dos usuários.

Um ponto a ser informado é que não é necessário que os custos sejam altos, um valor pequeno pode ser investido inicialmente para que você perceba como o anuncio se comporta e como você deverá distribuir seu investimento.

Fique atento as métricas e selecione bem as pessoas que deseja alcançar, para assim você atingir melhores resultados, trazendo leads qualificados.

Precisa de ajuda para montar sua estratégia em Marketing Digital? Entre em contato conosco que lhe ajudaremos da melhor maneira possível!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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