Cinco tendências de Marketing Digital para ficar de olho

Nos últimos anos, o Marketing Digital tem sido uma das áreas mais procuradas para as empresas aprimorarem as estratégias utilizadas e crescerem no meio digital. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou as estratégias de engajamento no Marketing Digital e a maneira como as empresas alcançam o público. 

Passamos da metade do ano de 2022 e, com certeza, já estamos vivendo algumas tendências de Marketing, mas você sabe quais são elas?

Pensando nessa questão, hoje conversaremos sobre:

  • O conceito de Marketing Digital e o objetivo dele.
  • Cinco tendências de Marketing para ficar de olho.

Confira tudo!

Quais são o conceito e o objetivo do Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas, serviços e/ou produtos. Dessa forma, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital. 

Assim como cada especialização tem suas especificidades, o Marketing Digital é um universo com seus próprios termos, como:

  • Personas: perfis semifictícios baseados nos seus consumidores reais e que representam o seu comprador ideal.
  • Leads: contatos, que representam oportunidades de negócios, obtidos por meio de estratégias de Inbound Marketing, de modo que deixam as informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes.
  • Funil de Vendas: abarca as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra, até a decisão.
  • SEO (Search Engine Optimization) são as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos.

Aqui na GoUp, a gente já falou como funciona o Marketing Digital. Você pode ler o artigo completo clicando aqui.

Cinco tendências de marketing para ficarmos de olho

Nos próximos meses, o ambiente digital promete ser movimentado, já que teremos eleições e Copa do Mundo, mas, além disso, este ano ainda vamos poder acompanhar novas tecnologias nascendo e novidades que podem afetar todas as formas de trabalho e divulgação, como o caso do “Metaverso”, que já vem ganhando espaço.

Separamos algumas tendências para ficarmos de olho. Confira a seguir.

  •  Experiências híbridas continuarão

Com a vacinação em alta e os casos de COVID-19 sendo cada vez mais controlados, algumas empresas retornaram para o presencial, mas mantendo também o modelo virtual, oferecendo vagas híbridas, com a necessidade do trabalho presencial apenas em casos específicos.

No marketing, os eventos híbridos, realizados presencialmente e transmitidos online, também devem ser uma tendência. Dessa forma, eles podem abranger participantes de outras cidades ou que ainda não se sentem à vontade de estar em eventos presenciais.

  • Sem cookies

Em janeiro de 2020, o Google anunciou que esses dados não estariam mais disponíveis para as empresas, em um processo gradual que terminaria em 2022. Neste ano, o Google já anunciou que esse processo vai até 2023, o que propicia mais tempo para discutir as melhores soluções.

É também nesse cenário que surgiram as leis de proteção de dados pessoais, como a LGPD no Brasil. A nova legislação entrou em vigor em 2021 e exigiu uma adaptação dos agentes públicos e privados para definir suas políticas e práticas relativas a privacidade sobre dados.

  • Portanto, o ano de 2022 tende a comportar ainda muitos debates sobre como superar o fim dos cookies de terceiros e trabalhar com dados de usuários de maneira segura e transparente.
  • Novos tipos de influenciadores

O marketing de influência já não é novidade. Faz anos que os influenciadores estão divulgando produtos e associando sua imagem às marcas. Mais recentemente, muitas empresas aprofundaram essa relação transformando influenciadores em embaixadores, que se tornam a cara da marca em parcerias de longo prazo.

Mas o marketing de influência não se faz apenas com grandes nomes e perfis com milhares de seguidores. Um tipo de influenciador que ganhou muito destaque nesse último ano são os próprios colaboradores das empresas.

  • Exploração do Metaverso

O Metaverso representa um momento em que o digital vai ser mais importante que o físico. Trata-se de um tipo de universo virtual que engloba tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e, é claro, a internet. 

  • Algumas plataformas, especialmente de games, já operam com esse tipo de tecnologia.
  • Marcas fazendo entretenimento no Instagram

O Instagram deixou claro, recentemente, que é uma rede social de vídeos, e não mais apenas de fotos. 

Ele representa um dos canais preferidos das empresas brasileiras para ações de branding e de vendas, por estar associado a um momento de relaxamento dos usuários, e, quando utilizado de forma inteligente, ajuda a reforçar a presença digital das empresas.

Tendo em vista a mudança de estratégias exigida, será preciso reaprender a fazer entretenimento nessa rede para atrair o público e quebrar expectativas, o que demandará planejamento prévio e detalhado. 

A GoUp lhe ajuda na elaboração da estratégia de marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Dicas para um bom e-mail marketing

Freelancer ou agência de Marketing Digital: entenda quando contratar cada um

A Importância da Automação de Marketing para Alterar o Estágio de seus Leads

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados