Atualmente, muitas empresas usam as redes sociais para atrair mais clientes, porém, o e-mail ainda é uma plataforma muito utilizada em estratégias de venda (e funciona muito, sabia?).
Para você entender melhor sobre o uso dessa ferramenta, vamos falar sobre:
- O que é newsletter?
- Por que criar esse tipo de conteúdo no e-mail marketing?
- Dicas para produzir newsletters de qualidade.
Confira!
O que é newsletter?
A newsletter pode ser definida como um boletim informativo enviado com frequência para uma lista de assinantes cadastrados.
- Poder ser empregada com o objetivo de criar relacionamento e diálogo com os clientes, pois com ela você pode: enviar atualizações sobre produtos e serviços, compartilhar artigos de interesse do seu público, avisar sobre promoções, feriados, etc.
Outra forma de usar a newsletter é inserindo artigos que a sua empresa produz (caso possua um blog ativo). Isso ajuda a direcionar esse conteúdo para mais pessoas, aumentando o tráfego para o blog da sua empresa.
Por que empregar newsletters no e-mail marketing?
Newsletter é uma ótima estratégia para o seu Inbound Marketing, pois:
- Cria uma noção de familiaridade: seus clientes sabem o que esperar (e clientes adoram saber o que esperar de vez em quando).
- Cria uma rotina de conteúdos: sua newsletter precisa ter dia e hora marcados para chegar na caixa de e-mails.
Assim, sua base de leads se torna mais interessada na sua marca e você consegue tornar a sua empresa cada vez mais engajada para construir bons relacionamentos. Afinal, contatos são tudo!
Dicas para produzir newsletter de qualidade
Para lhe ajudar a criar uma newsletter de qualidade dentro da estratégia do seu e-mail marketing, trouxemos três dicas:
- Determine os seus objetivos
Antes de começar a criar a newsletter da sua empresa, você precisa determinar o que você espera receber como resultado.
Determine quais são as suas metas para ajudar a mensurar o quão efetiva está sendo essa nova forma de comunicação. Exemplos de meta:
- Alcançar 5% da sua audiência (ou mais).
- Descobrir quais assuntos mais chamam a atenção do seu cliente (a partir da análise do alcance da newsletter).
- Frequência
Outro ponto que você deve ter claro é: qual será a frequência de envio de novas newsletter para a sua lista de contatos.
- O mínimo recomendável é uma por mês, mas tenha sempre em mente que: “quem não é visto poderá não ser lembrado”.
- Mostre-se presente, mas também não exagere na quantidade de e-mails enviados, para que não ocorra o efeito reverso.
- Deixe o seu conteúdo “escaneável”
Lembre-se de que os temas que você irá disponibilizar para os seus contatos devem estar organizados e separados, dando destaque apenas para as partes mais importantes de cada artigo.
- Logo abaixo de toda introdução, deverá ter o link do artigo completo, que pode direcionar o contato para o blog da sua empresa.