Se você começou a criar conteúdo para as redes sociais da sua empresa, provavelmente já notou que fazer o público engajar com o seu conteúdo não é tão simples. Por engajamento nas redes sociais, entendemos:
- Comentários
- Compartilhamento
- Cliques no botão de compra
O processo para o engajamento é longo e deve ser construído com estratégia. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você iniciar o seu planejamento estratégico e aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa. Vamos lá?
1ª dica: Além do seu produto, do que a sua persona precisa?
Aqui na GoUp, a gente insiste na mesma tecla: persona, persona, persona. Durante o delineamento da persona (ou seja, do perfil do seu cliente), você terá acesso a informações sobre os assuntos que mais interessam a ele.
- O seu cliente, de modo geral, é um indivíduo plural, com outras necessidades para além do seu produto. Entender essas necessidades pode facilitar a seleção de tópicos, imagens e redes sociais que ajudem a iniciar conversas com o seu público-alvo.
Afinal, quem é o seu cliente? Ter isso claro é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa.
2ª dica: Objetivos e funil de marketing estruturado
Dependendo do que é adequado para sua marca e o que sua empresa tem a oferecer, seus objetivos de engajamento nas redes sociais podem incluir:
- Mudar a percepção do público sobre sua empresa
- Desenvolver novos leads
- Iniciar diálogos e conversas
- Educar seu público com recursos e conselhos
Para alcançar esses objetivos, você precisará estruturar uma estratégia de funil de vendas.
- O denominado funil é a ferramenta que os profissionais de marketing utilizam para entender a interação com seu público. Um funil de marketing contempla a jornada que seu público percorre, abarcando pesquisa, educação, informações e processo de tomada de decisão.
Um exemplo de funil de marketing é o seguinte:
- Conscientização: Você cria um anúncio no Facebook para divulgar a sua marca.
- Interesse: Você oferece algo de valor em troca da captura de leads. (exemplos: e-book, treinamento gratuito).
- Decisão: Seu conteúdo informa seu público e o prepara para uma compra.
- Ação: Você oferece um cupom irresistível para seus leads e, em seguida, começa a fazer marketing novamente voltado para eles novamente de modo a aumentar a retenção.
Sua empresa tem um funil de marketing?
3ª dica: Engajamento nas redes sociais: Inicie conversas com seu público
Para explicar como as marcas iniciam conversas com o público, separamos a palestra de Vinicius Magalhães, no Fire Festival de 2020.
A agência GoUp pode lhe ajudar na estratégia de marketing da sua empresa. Entre em contato conosco.