Cinco tendências já previstas para o Marketing Digital em 2023

O fim de 2022 está chegando e as previsões para o Marketing Digital para o próximo ano já começaram. Isso acontece porque o Marketing é uma área que está em constante mudança, fazendo com que diversas empresas e empreendedores se renovem todos os dias.

Pensando nesse tema, hoje conversaremos sobre:

  • O que são tendências do Marketing?
  • Importância das tendências Marketing Digital.
  • Tendências para o Marketing Digital em 2023.
  • Como se preparar para essas tendências?

Confira a seguir!

O que são tendências do Marketing?

Basicamente, tendências de Marketing Digital podem ser definidas como um comportamento que será seguido pela base, ou seja, como o lead vai consumir certos conteúdos. Pense no cenário atual: a grande massa está focada em consumir vídeos rápidos. Isso pode ser considerado uma tendência.

Vale ressaltar que nenhuma tendência surge sem nenhum motivo. Elas costumam ser estudadas de acordo com as movimentações de consumo do público. Lembrando que o “consumir” que falamos também está relacionado com os produtos e/ou serviços, e não somente sobre conteúdos.

Importância das tendências do Marketing Digital

As tendências são extremamente importantes para entendermos como será o mundo digital em um futuro próximo, uma vez que nós mudamos conforme o tempo. Dessa forma, é mais fácil ser assertivo com o que está em alta.

Mas afinal de contas, qual a importância dessas tendências para quem trabalha com Marketing Digital? Bem, o objetivo de todo negócio é aumentar suas vendas e a qualidade que oferece. Se uma empresa não entende a forma que seu público se comporta, não haverá bons resultados.

Por exemplo: atualmente, o TikTok é uma das maiores redes sociais, possuindo mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo. Assim, anunciar dentro dessa plataforma pode alavancar o alcance e as vendas de uma empresa.

As tendências ajudam as empresas a identificarem as possibilidades de mudança, além de prepará-las para estarem um passo à frente da concorrência, atendendo aos desejos e às necessidades das personas.

Lembrando que para a obtenção de bons resultados é importante traçar uma estratégia de marketing e adicionar as tendências dentro dessa estratégia, para que ela faça sentido para o seu negócio.

Tendências para o Marketing Digital em 2023

Agora que você já entende melhor sobre as tendências do Marketing Digital, que tal prever o que está por vir em 2023? 

A GoUp separou as cinco tendências digitais para o próximo ano, para lhe ajudar a se preparar para o novo!

Marketing responsivo

O e-mail marketing responsivo é aquele que os usuários conseguem visualizar em qualquer dispositivo sem dificuldades de leitura ou imagens exibidas de maneira diferente do que foi planejado na hora de criar o envio. 

Resumindo: você cria uma mensagem que vai se adaptar ao dispositivo utilizado pelos contatos.

Vídeos cada vez mais em alta

De acordo com Adam Mosseri (diretor do Instagram), a rede terá cada vez mais vídeos. Apesar do grande apelo e controvérsia da plataforma, os vídeos ainda estarão disponíveis lá. Isso porque esse tipo de conteúdo tem ganhado mais espaço na plataforma e grande parte dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos.

No entanto, não se esqueça de criar conteúdos de acordo com sua estratégia digital e com suas personas: não adianta nada alcançar pessoas que não se interessam pelo seu produto/serviço.

Conteúdo interativo

O engajamento é a chave para o marketing B2B. No entanto, as pessoas estão cansadas de serem enganadas para se envolverem com as marcas. 

É por isso que os profissionais estão recorrendo a avaliações, questionários e chatbots treinados por humanos, que dão às pessoas a capacidade de ver algo com mais clareza.

Realidades virtual e aumentada

Antes de tudo, vamos esclarecer a diferença entre esses conceitos: a realidade aumentada projeta informações no mundo real. Um exemplo disso são os filtros no Instagram Stories.

A realidade virtual, por sua vez, substitui o que você vê por um conteúdo totalmente virtual, a partir de um computador. Neste caso, é possível entrar em cenários e se movimentar a partir dessa projeção.

A tendência é que ambos conceitos cresçam, sendo capazes de impactar a experiência dos usuários.

Marketing de Influência

O marketing com influenciadores é algo que existe há anos, antes mesmo de existir esse termo. Entretanto, sua forma de ser feito está mudando com o passar do tempo. Hoje, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim verdadeiros embaixadores da empresa. 

Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca.

Como se preparar para essas tendências?

O futuro está chegando. Por isso, lembre-se de garantir que o planejamento da sua empresa esteja atualizado!

Aqui na GoUp a gente já começou a se preparar. 

Separamos os principais métodos de comunicação e o nosso plano de ação e criamos (a partir dos interesses e costumes das nossas personas) uma estratégia de conteúdo.

Isso não é criado apenas para a Agência, mas para todos os nossos clientes ativos no momento. 

E por aí? Precisa de ajuda com a sua estratégia? Entre em contato conosco!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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