Case ICP: como desenvolvemos um site exclusivo e original

Sua empresa precisa de site atualizado, rápido, com conteúdos exclusivos e que ajude a vender os produtos? Então você encontrou a agência de marketing certa para este trabalho. 

Para exemplificar o nosso trabalho, hoje vamos contar a história do desenvolvimento do site da ICP, pela linha do tempo abaixo: 

  • O início: experiências frustradas com outras agências de marketing 
  • As estratégias: conteúdos exclusivos e layout novo
  • Um desafio inesperado: configuração do site no servidor da agência antiga
  • Os resultados: site com conteúdos exclusivos

Vem com a GoUp!

O início: experiências frustradas com outras agências de marketing

A ICP é uma empresa brasileira especializada em trocadores de calor a placa, tecnologia muito utilizada em indústrias de biocombustíveis, petroquímicas, alimentícia, de papel e celulose, entre outras. É uma das únicas companhias no Brasil a trabalhar com manutenção e reposição de peças de tecnologia da APV, empresa global e pioneira no desenvolvimento de trocadores de calor a placas. 

Apesar de toda a expertise e o destaque no mercado, a ICP possuía um site antigo, desatualizado, com conteúdos escassos e sem estratégia. 

Para resolver esses problemas, procuraram uma agência de marketing que, na época, não era a GoUp. O site desenvolvido por essa outra agência nunca foi ao ar, e ela não entrou mais em contato com a ICP. 

Depois dessa experiência frustrante, decidiram procurar outra agência e tentar de novo, pois a ICP sabia que precisava de um novo site, com layout e conteúdos exclusivos e atualizados. Procurando no Google, encontraram a GoUp e começamos essa parceria de sucesso. 

O maior desafio nesse cenário era criar conteúdos exclusivos e originais para a ICP, além de layout que transmitisse o diferencial da empresa no mercado.

Estratégias: preparando um site exclusivo e original

Para produzir sites, a nossa agência faz uso de uma metodologia única, respeitando os passos: estruturação, design e desenvolvimento. 

Na primeira etapa, são feitas reuniões de apresentação do projeto, preenchimento do briefing, desenvolvimento do cronograma, delineamento das personas e público-alvo do cliente e elaboração da árvore do site.

  • Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de clientes da empresa. São uma forma de mapear as necessidades e os problemas dos clientes
  • Na árvore do site, colocamos todos os elementos presentes nele, deixando clara a estruturação das páginas e o conteúdo presente em cada uma delas. 

 

A etapa de design cumpre a seguinte metodologia: 

  • Desenvolvimento do layout.
  • Reunião de apresentação do layout: encaminhamos um projeto-piloto da estrutura do site e da navegação dele, indo de um menu para o outro, de forma que o cliente tenha as primeiras percepções do resultado final do site e possa solicitar alterações ou até mesmo inserir novas informações.
  • Rodadas de alterações do layout e conteúdo.
  • Aprovação do layout e do conteúdo.
  • Definição do layout da versão mobile.
  • Definição do layout de páginas personalizadas.
  • Aprovação completa.

O desenvolvimento do conteúdo do site da ICP foi um processo bastante trabalhoso, pois as empresas do segmento de atuação dela não descrevem muito bem os próprios produtos e metodologias. Nosso trabalho neste projeto foi minucioso para desenvolver textos explicativos e únicos. 

Os conteúdos do site da ICP são:

  • Exclusivos
  • Originais
  • Estratégicos, para levar à venda dos produtos da empresa

Página de Peças e Serviços do novo site da ICP. Reforçar os diferenciais da ICP é uma estratégia para fortalecer o posicionamento da empresa no mercado. 

Com o layout e o conteúdo aprovados pelo cliente, seguimos para a última etapa da elaboração do site: o desenvolvimento, que geralmente abarca: 

  • Contratação do servidor de hospedagem: Caso o cliente ainda não possua uma hospedagem definida, escolhemos juntos. 

De forma interna, realizamos a configuração de toda a estrutura, para que o site seja estável e rápido.

  • Desenvolvimento em WordPress: O site é desenvolvido seguindo as boas práticas de segurança e velocidade, na arquitetura WordPress, que garante rapidez, otimização e responsividade. 

As vantagens de ter seu site em WordPress também incluem: segurança contra invasões, proteção de dados, beleza, facilidade de navegação e de gestão e grande variedade de plugins. 

  • Testes técnicos de navegação: Após desenvolver o site em WordPress, realizamos testes técnicos para garantir ótimas usabilidade e funcionalidade dos itens programados e a facilidade de gestão (por parte do nosso cliente). 
  • Lançamento.

Um desafio inesperado: configuração do site

Durante a etapa final de elaboração do site descobrimos que uma outra empresa tinha o acesso ao domínio do site da ICP. 

Isso significava duas coisas:

  • Esta outra empresa teria de autorizar nosso acesso para realizarmos a configuração do novo site.
  • Precisávamos entrar em contato com essa outra empresa e mantê-lo até o final da configuração do novo site. 

Realizamos, então: 

  • A configuração do servidor de hospedagem
  • A entrega do novo site (e e-mail), funcionando e hospedados em novo servidor

Essa entrega é um dos diferenciais da GoUp. Nós desenvolvemos o layout, os conteúdos e a configuração do site. Ou seja: nossos clientes recebem o site configurado e funcionando (já disponível na internet). 

Resultados: Site com conteúdos exclusivos

A ICP chegou até a agência GoUp em dezembro de 2021, e o site foi lançado em março de 2022. Foi um projeto executado de forma ágil, pois nossa metodologia possibilita a máxima produtividade e entrega de qualidade. 

O site é: 

  • Feito em WordPress
  • Responsivo: se adapta a diferentes telas
  • Rápido
  • Trilíngue

Página de contato do novo site da ICP

Após a entrega do site, avançamos para a criação de campanhas no Google Ads, para maximizar o alcance do site e atrair novos clientes em potencial para a ICP. Atualmente, estamos no primeiro semestre de trabalho com essas campanhas e os resultados são bons. 

Sua empresa precisa de um novo posicionamento digital? Vem com GoUp!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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