Sua empresa precisa de site atualizado, rápido, com conteúdos exclusivos e que ajude a vender os produtos? Então você encontrou a agência de marketing certa para este trabalho.
Para exemplificar o nosso trabalho, hoje vamos contar a história do desenvolvimento do site da ICP, pela linha do tempo abaixo:
- O início: experiências frustradas com outras agências de marketing
- As estratégias: conteúdos exclusivos e layout novo
- Um desafio inesperado: configuração do site no servidor da agência antiga
- Os resultados: site com conteúdos exclusivos
Vem com a GoUp!
O início: experiências frustradas com outras agências de marketing
A ICP é uma empresa brasileira especializada em trocadores de calor a placa, tecnologia muito utilizada em indústrias de biocombustíveis, petroquímicas, alimentícia, de papel e celulose, entre outras. É uma das únicas companhias no Brasil a trabalhar com manutenção e reposição de peças de tecnologia da APV, empresa global e pioneira no desenvolvimento de trocadores de calor a placas.
Apesar de toda a expertise e o destaque no mercado, a ICP possuía um site antigo, desatualizado, com conteúdos escassos e sem estratégia.
Para resolver esses problemas, procuraram uma agência de marketing que, na época, não era a GoUp. O site desenvolvido por essa outra agência nunca foi ao ar, e ela não entrou mais em contato com a ICP.
Depois dessa experiência frustrante, decidiram procurar outra agência e tentar de novo, pois a ICP sabia que precisava de um novo site, com layout e conteúdos exclusivos e atualizados. Procurando no Google, encontraram a GoUp e começamos essa parceria de sucesso.
O maior desafio nesse cenário era criar conteúdos exclusivos e originais para a ICP, além de layout que transmitisse o diferencial da empresa no mercado.
Estratégias: preparando um site exclusivo e original
Para produzir sites, a nossa agência faz uso de uma metodologia única, respeitando os passos: estruturação, design e desenvolvimento.
Na primeira etapa, são feitas reuniões de apresentação do projeto, preenchimento do briefing, desenvolvimento do cronograma, delineamento das personas e público-alvo do cliente e elaboração da árvore do site.
- Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de clientes da empresa. São uma forma de mapear as necessidades e os problemas dos clientes
- Na árvore do site, colocamos todos os elementos presentes nele, deixando clara a estruturação das páginas e o conteúdo presente em cada uma delas.
A etapa de design cumpre a seguinte metodologia:
- Desenvolvimento do layout.
- Reunião de apresentação do layout: encaminhamos um projeto-piloto da estrutura do site e da navegação dele, indo de um menu para o outro, de forma que o cliente tenha as primeiras percepções do resultado final do site e possa solicitar alterações ou até mesmo inserir novas informações.
- Rodadas de alterações do layout e conteúdo.
- Aprovação do layout e do conteúdo.
- Definição do layout da versão mobile.
- Definição do layout de páginas personalizadas.
- Aprovação completa.
O desenvolvimento do conteúdo do site da ICP foi um processo bastante trabalhoso, pois as empresas do segmento de atuação dela não descrevem muito bem os próprios produtos e metodologias. Nosso trabalho neste projeto foi minucioso para desenvolver textos explicativos e únicos.
Os conteúdos do site da ICP são:
- Exclusivos
- Originais
- Estratégicos, para levar à venda dos produtos da empresa
Página de Peças e Serviços do novo site da ICP. Reforçar os diferenciais da ICP é uma estratégia para fortalecer o posicionamento da empresa no mercado.
Com o layout e o conteúdo aprovados pelo cliente, seguimos para a última etapa da elaboração do site: o desenvolvimento, que geralmente abarca:
- Contratação do servidor de hospedagem: Caso o cliente ainda não possua uma hospedagem definida, escolhemos juntos.
De forma interna, realizamos a configuração de toda a estrutura, para que o site seja estável e rápido.
- Desenvolvimento em WordPress: O site é desenvolvido seguindo as boas práticas de segurança e velocidade, na arquitetura WordPress, que garante rapidez, otimização e responsividade.
As vantagens de ter seu site em WordPress também incluem: segurança contra invasões, proteção de dados, beleza, facilidade de navegação e de gestão e grande variedade de plugins.
- Testes técnicos de navegação: Após desenvolver o site em WordPress, realizamos testes técnicos para garantir ótimas usabilidade e funcionalidade dos itens programados e a facilidade de gestão (por parte do nosso cliente).
- Lançamento.
Um desafio inesperado: configuração do site
Durante a etapa final de elaboração do site descobrimos que uma outra empresa tinha o acesso ao domínio do site da ICP.
Isso significava duas coisas:
- Esta outra empresa teria de autorizar nosso acesso para realizarmos a configuração do novo site.
- Precisávamos entrar em contato com essa outra empresa e mantê-lo até o final da configuração do novo site.
Realizamos, então:
- A configuração do servidor de hospedagem
- A entrega do novo site (e e-mail), funcionando e hospedados em novo servidor
Essa entrega é um dos diferenciais da GoUp. Nós desenvolvemos o layout, os conteúdos e a configuração do site. Ou seja: nossos clientes recebem o site configurado e funcionando (já disponível na internet).
Resultados: Site com conteúdos exclusivos
A ICP chegou até a agência GoUp em dezembro de 2021, e o site foi lançado em março de 2022. Foi um projeto executado de forma ágil, pois nossa metodologia possibilita a máxima produtividade e entrega de qualidade.
O site é:
- Feito em WordPress
- Responsivo: se adapta a diferentes telas
- Rápido
- Trilíngue
Página de contato do novo site da ICP
Após a entrega do site, avançamos para a criação de campanhas no Google Ads, para maximizar o alcance do site e atrair novos clientes em potencial para a ICP. Atualmente, estamos no primeiro semestre de trabalho com essas campanhas e os resultados são bons.