Atualmente a internet possui grande representatividade, seja para se comunicar com amigos ou para fazer compras. Nesse sentido, o marketing voltado para e-commerce é indispensável para quem trabalha em constante contato com as plataformas digitais e quer obter bons resultados.
Caso sua empresa ainda esteja começando a atuar dessa forma, você pode se tranquilizar, porque hoje vamos explicar alguns detalhes que farão sua estratégia e seu planejamento estarem alinhados com suas expectativas de vendas.
Falaremos sobre:
- O que é o Marketing Digital?
- Benefícios do marketing para e-commerce.
- Estratégias para o seu negócio.
Confira a seguir!
O que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de estratégias que permitem uma aproximação das empresas com os clientes no ambiente digital.
Para que ele seja eficaz, é necessário que a companhia entenda qual é o público-alvo dela e defina qual será o tom da comunicação.
- O Marketing Digital tem os objetivos de solucionar, por meio de uma comunicação direta e personalizada, as dores e as necessidades do público e satisfazer os desejos dele.
Benefícios do marketing para e-commerce
Mas, afinal, quais são os benefícios do marketing para e-commerce?
Utilizar essas estratégias permite aumentar o alcance do e-commerce, gerando autoridade para a marca e engajamento da audiência, e direcionar e segmentar as ações de forma mais assertiva.
- Esses são fatores que contribuem diretamente para o crescimento das vendas e do negócio como um todo.
Outros benefícios são:
- Atração de novos consumidores: Ocorre um aumento do número de pessoas que conhecem a marca.
- Manutenção dos clientes antigos: Muitas marcas se preocupam em atrair mais clientes, porém, é importante garantir que eles cheguem e permaneçam. Com a estratégia de marketing certa, seu e-commerce irá transmitir mais confiança e seriedade para o público, valores diretamente atrelados à taxa de retenção.
- Maior interesse público: Enquanto o Marketing tradicional foca-se no envio de propostas de valor aos clientes, no Marketing voltado para e-commerce a coisa se inverte. Por meio das campanhas de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, são os clientes que se interessam e procuram pelos conteúdos que a empresa publica nas plataformas digitais.
Estratégias para o seu negócio
Agora que você já sabe alguns dos benefícios e o que é o Marketing para e-commerce, comece a colocar em prática as suas estratégias.
Vamos explicar algumas delas, que vão trazer ótimos resultados se realizadas de forma efetiva.
- Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, busca atrair, converter, vender e encantar as personas de um negócio.
O seu objetivo é atrair os consumidores, oferecendo soluções para suas dores e suas necessidades e satisfazendo seus desejos. Aqui na GoUp já produzimos um material exclusivo sobre o Inbound Marketing: clique aqui e confira!
- SEO
SEO significa, em português, “otimização para mecanismos de busca”, ou seja, é um conjunto de práticas que tem por objetivo otimizar um site para que alcance os primeiros resultados das ferramentas de busca, como o Google.
Essa estratégia ajuda a conquistar visibilidade para o seu e-commerce, permitindo que a sua loja seja facilmente encontrada pelos consumidores.
- Redes Sociais
É claro que as redes sociais também não poderiam ficar de fora da sua presença online. Atualmente, as empresas que desejam ter sucesso em suas vendas precisam aproveitar tais plataformas para interagir, engajar e criar um relacionamento com seu público, a fim de entender seus interesses e comportamentos.