O SEO técnico faz parte do SEO on-page, que é responsável por toda a parte que os usuários não veem em sua página, como a programação e a otimização que é realizada nela para que os consumidores possam carregar seu conteúdo mais rápido e assim localiza-lo mais facilmente nas buscas do Google.
Uma pesquisa do Think With Google constatou que uma página que demora até 5 segundos para carregar aumenta em 90% as chances de seus visitantes de desistirem do acesso. Ou seja, quanto mais sua página demorar para carregar, maior será a sua taxa de rejeição e consequentemente você perderá consumidores.
Como otimizar o SEO técnico?
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar a constatar os erros do SEO técnico e assim te dar um norte para otimiza-lo. Entre eles estão o Google Search Console que é uma ferramenta totalmente gratuita oferecida pelo Google e plug-ins de análise de SEO em sites como o Yaost.
Algumas otimizações podem ser mais complexas e exigirão que você contate profissionais especializados em programação para corrigi-los. Contudo, realizar essa otimização irá fazer com que seu site seja mais dinâmico e navegável, fazendo com que os usuários se sintam mais confortáveis acessando sua página.
A velocidade do site está ligada diretamente a estrutura interna do site, como tamanho e peso das imagens, organização dos códigos que ele utiliza e o servidor utilizado para a hospedagem. Na página Page Speed Insights, disponibilizada pelo próprio Google, é possível verificar a velocidade em que seu site carrega e o que você pode fazer para melhorar esse desempenho. Outra ferramenta para este teste é o GTmetrix, que vai além e indica as oportunidades de melhorias que você poderá promover.
Este relatório pode apontar melhorias a serem feitas como comprimir arquivos enviados pelo próprio servidor, reduzir o tamanho das imagens que estão na página, eliminar alguns caracteres dos códigos HTML, CSS e Javascript supérfluos que não acrescentam em nada, criar AMPs (Accelerate Mobile Pages) além de aproveitar o cache do próprio navegador.
Páginas para mobile
Outro ponto que melhora o desempenho da sua página é o Mobile-Fiendly, que é a programação do seu site que se adeque a quem utiliza a internet via celular. Páginas compatíveis em mobile melhoram e muito o posicionamento do seu site no Google.
Isso porque é cada vez mais claro que mais pessoas a cada dia estão optando por fazer todas as suas tarefas diárias pelo celular do que pelo computador convencional.
Com isso, em 2015 o Google criou o mobile-friendly update, que tornou a responsividade em um fator de ranqueamento de SEO. Mais recentemente, foi adotado o modelo mobile-first index que prioriza sites que tenham uma programação voltada para a indexação de suas páginas para celulares, priorizando estes dispositivos ao invés do desktop.
Ou seja, para ter um bom desempenho em seu site, é necessário que você torne seu site responsivo e tome as medidas necessárias para isso, já que você está priorizando o usuário mais ativo para que ele possa localiza-lo. Utilize códigos CSS que façam com que a renderização seja mais fácil para telas menores e que se site se adeque a este ambiente, sem fotos ou conteúdos que fiquem desconfortáveis para a leitura em uma tela menor.