Iremos abordar as diferenças entre CRM de vendas e as ferramentas de automação de marketing para que você entenda como funciona o processo em cada uma e quando utilizar cada uma dessas ferramentas, que são utilizadas para desburocratizar e aumentar a rapidez com a qual você trabalha seus leads e clientes. Entenda mais sobre:
Entendendo a Automação de Marketing
Empresas que trabalham com funis de vendas entendem que o marketing digital será a melhor forma de gerar novos leads e que a automação irá, de forma prática, selecionar o público mais qualificado para passar aos vendedores ou realizar o contato de acordo com a sua programação.
Assim, você terá a possibilidade de criar formulários e conteúdo de captação de leads, gerir os contatos de sua base de dados de futuros e atuais clientes, enviar e-mails marketing com promoções e novas informações importantes para aproximar o usuário de sua marca, gerenciar as redes sociais no que diz respeito à programação de publicações e analisar o resultado de suas campanhas.
Essas tarefas têm um alto nível de complexidade o que faz com que dificilmente sejam realizadas por uma pessoa ou uma equipe pequena.
Com isso, ferramentas de automação de marketing tornaram-se indispensáveis, de modo a aumentar o desempenho das marcas e a qualidade das campanhas.
Essa ferramenta serve como nutrição dos leads já existentes também: dessa forma, você poderá migrar os leads de estágio de forma mais ampla e abrangente, sem precisar tratar um por um.
A automação também realiza o disparo de e-mails, verifica se o lead já se tornou uma oportunidade de venda, realiza publicações em redes sociais, envia os leads registrados ao CRM e também gera gráficos como relatório de resultados.
Qual o melhor momento para utilizar a automação de marketing?
Avalie os relatórios de sua empresa e verifique se a contratação de um serviço de automação de marketing irá realmente melhorar sua rotina, aumentar a produtividade e diminuir o tempo das tarefas, fazendo seus resultados crescerem.
Entenda melhor o que é um CRM
Depois que os leads chegam à base de dados e são qualificados, eles resultam em informações sobre o estágio de vendas em que cada um se encontra: alguns mais informados e críticos, outros menos decididos sobre a compra. Os mais próximos da venda são classificados como “oportunidades de venda”, e o CRM registra essa oportunidade.
O CRM é uma ferramenta que organiza todo o histórico do cliente e todas as oportunidades de contato entre a marca e ele para a comunicação. Ou seja, essa ferramenta entra em ação apenas no momento exato em que o cliente abre a possibilidade de realmente efetuar a compra do seu produto.
Nessa ferramenta é possível realizar anotações, comentários, documentar a atividade realizada por sua equipe de vendas e as reações do cliente, incluir valores e detalhar os produtos que o consumidor deseja comprar.
Outra função é verificar se sua empresa está mais próxima de obter o usuário como cliente ou se ele começa a se afastar com as campanhas que você tem realizado com ele.
A otimização de tempo de quem está realizando a venda é o mais importante, principalmente se o que você está vendendo a esse cliente exige uma tomada de decisão muito mais complexa do que itens essenciais para a vida dele.
A ferramenta ideal de CRM varia de acordo com a necessidade de cada empresa e como os clientes se apresentam para ela.
Desde o início de sua marca, é importante ter esse tipo de ferramenta, para que sua lista de clientes sempre esteja completa e atualizada de forma a permitir a realização de campanhas mais assertivas.
É necessário utilizar os dois?
Para responder a isso, é necessário perceber os objetivos traçados por sua marca e saber o caminho que será utilizado para chegar a esse resultado.
As ferramentas trabalham bem em conjunto e é possível integrá-las, aumentando ainda mais a otimização de tempo e de processos que devem ser realizados até o consumo do produto.
No entanto, para que isso possa funcionar de maneira correta, esses elementos dependem de haver, em sua empresa, um bom acordo de eficiência entre a equipe de marketing e a de vendas, para que possam trabalhar na harmonia correta.
A equipe de vendas poderá auxiliar a equipe de marketing, retornando feedbacks que podem ajudar na construção de novas campanhas ou que tirem do ar as que estão em andamento.