TikTok ou Instagram: qual a melhor rede social para anunciar?

Nos últimos tempos, é quase impossível encontrar uma empresa que não tenha uma conta no Instagram. Contudo, a nova geração já encontrou uma outra rede social para “bombar”: o TikTok. 

Afinal de contas, qual é a rede social ideal para a sua empresa anunciar?

Pensando nesse tema, hoje conversaremos sobre:

  • Quais são os tipos de redes sociais?
  • Diferenças e semelhanças entre o Instagram e TikTok.
  • Qual rede social escolher?

Confira a seguir!

Quais são os tipos de redes sociais?

Se pararmos para analisar, muitas vezes vemos apenas as diferenças entre as redes sociais. O Instagram, apesar de aceitar o upload de vídeos, é uma rede social de fotos (mesmo que muitos acreditem que isso está mudando). O TikTok é majoritariamente uma rede social de vídeos curtos.

Contudo, é comum não pensarmos no objetivo delas, e é isso que define os vários tipos de redes sociais. A maneira correta de dividi-las é de acordo com o objetivo dos usuários ao criarem um perfil. Mas uma mesma rede social pode ser de mais de um tipo, como você verá a seguir!

  1. Rede social de relacionamentos

Apesar de muitos entenderem todas redes sociais como de relacionamentos, não é exatamente assim que funciona. 

O exemplo mais conhecido desse tipo é o Tinder, app de relacionamento mais popular mundialmente, que possui o propósito de ajudar pessoas a se conhecerem.

Claro que existem outras redes, que inclusive também se encaixam nos outros tipos, como Instagram, Facebook e Twitter, que podem ser caracterizadas como de relacionamento, pois nelas cada usuário pode manter contato com os demais.

  1. Rede social de entretenimento

Elas não estão focadas em criar relacionamentos, e sim em entregar conteúdos para serem consumidos. 

Alguns exemplos claros desse tipo de rede são:

  • YouTube: a maior plataforma de distribuição de vídeos do mundo.
  • TikTok: rede social focada no compartilhamento de vídeos de curta duração.
  • Pinterest: as pessoas publicam e consomem imagens.
  1. Rede social profissional

Esse é o tipo de rede em que os usuários têm como objetivos criar relacionamentos no âmbito profissional, divulgar projetos e conquistas, apresentar seu currículo e habilidades e conseguir indicações e empregos. 

O maior exemplo é o LinkedIn, contudo, outras redes sociais também cumprem esse objetivo:

  • Facebook: com grupos profissionais.
  • Instagram: é indispensável que certos profissionais mantenham um perfil na rede.

Diferenças e semelhanças entre o Instagram e TikTok

Este tópico pode ser óbvio, mas é importante ter em mente que as redes sociais que fazem mais sucesso no momento possuem as suas peculiaridades e singularidades. Elas não são iguais, mas também não são completamente diferentes.

Durante os últimos anos, o Instagram foi se transformando e se adaptando para conseguir concorrer ou “bater de frente” com outros nomes do mercado. Foi assim que a empresa incluiu ferramentas e utilidades similares ao Snapchat e ao Twitter, por exemplo. A adaptação mais recente são os Reels, algo parecido com o TikTok.

Desde então, ambos aplicativos competem por uma audiência bem parecida, que buscam se divertir e “viralizar” conteúdo em vídeo.

As maiores diferenças entre TikTok e Instagram Reels são:

  • O tempo: O TikTok permite hoje gravações de até 3 minutos, enquanto o Reels permite os tradicionais “60 segundos”.
  • O público: O TikTok possui um aspecto mais jovem e descontraído; o Instagram é mais abrangente.
  • O alcance: Do Instagram Reels é maior do que o do TikTok, uma vez que o Instagram conta com mais usuários.

Qual rede social escolher?

Vamos aos fatos! Basicamente, TikTok e o Instagram Reels oferecem suporte para o mesmo tipo de conteúdo. É bem difícil separar quais as diferenças e as vantagens em cada um em relação ao outro. Contudo, tudo vai depender do seu público-alvo, ou seja, de quem você deseja impactar ao anunciar em alguma dessas redes.

  • O TikTok possui um público diferente, mais jovem e realmente voltado para a descontração.
  • O Instagram é mais voltado para empresas e marcas, com um público que não fica limitado aos jovens.

Dessa forma, entendemos que, se você é uma empresa, pode ser mais interessante optar pelo Instagram, que permite publicar não somente vídeos, mas fotos e banners também. Mas, pensando de forma estratégica, o TikTok pode ser muito melhor para aqueles que desejam impactar um público jovem.

O ideal é que você entenda o seu público-alvo e considere o conteúdo que você gostaria que representasse sua marca. Estude onde os seus produtos podem se encaixar melhor e você encontrará sua resposta!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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