Tendências de SEO para o Ano de 2020

Tendências de SEO

Entender as tendências de SEO que serão fortes no ano de 2020 fará com que sua empresa se destaque no mercado neste ano. Portanto, traremos nessa publicação alguns pontos que merecem ser bem avaliados e incluídos em sua estratégia de marketing a partir de agora.

Seja detalhista com os fatores E-A-T

O Google entende que quando um site possui boa qualidade, ele merece estar entre as primeiras posições nos resultados de busca. No entanto, os critérios para delimitar essa qualidade mudam constantemente ao longo dos anos.

Por isso, é importante entender que você deverá se adequar rapidamente às tendências e exigências do Google para que sua marca esteja cada vez mais próxima do topo da pesquisa.

Os conteúdos criados devem levar em conta os fatores E-A-T, para que você possa gerar curiosidade no público e aumentar o número de visitantes de sua página ou site.

Os fatores E-A-T são:

Expertise (nível de conhecimento)
Authoritativeness (autoridade)
Trustworthiness (confiabilidade)

Eles são decisivos para que seu site ganhe destaque durante os resultados de pesquisa. Um documento da Search Quality Evaluator Guidelines traz detalhes sobre como o Google entende cada página de seu site e como fazer para que ele ganhe autoridade em relação aos outros.

Esse pode não ser o principal critério de ranqueamento, mas o Google também utiliza esses fatores como uma forma de classificação das páginas.

Crie, portanto, páginas com conteúdo feitos por especialistas na área, para que o assunto se mostre de uma forma completa e que as pessoas tenham facilidade de entender.

Seja transparente também em seu site para ganhar autoridade. Com uma página sobre a sua empresa contando quem ela é e como ela atua, para que o cliente possa conhecer melhor sua história e seus valores.

Ser citado por outros sites também aumenta a autoridade de seu site, já que ele estará sendo usado com exemplo no campo de atuação.

Páginas de áreas como saúde, direito e gestão de finanças são consideradas como decisões importantes para as pessoas, e ser citado por sites que trabalham com a mesma linha aumenta a confiabilidade sobre sua empresa no assunto.

Tenha um pensamento amplo sobre as pesquisas

Tente entender que aparecer nos primeiros resultados do Google é importante, mas busque mostrar muito mais do que isso: pensar na experiência que o usuário terá após localizar seu site, como ele se sentirá ao encontrar o que busca dentro do ambiente que você construiu para ele navegar e se realmente terá todas as suas dúvidas respondidas.

Outro ponto ao qual se deve ter maior atenção é que o Google não está preocupado em aumentar o tráfego no seu site, e sim em melhorar a experiência do usuário que utilizou seu buscador, independente de ele irá clicar no seu conteúdo ou apenas passar por ele.

As páginas de pesquisa estão cada vez com mais informações diretas, como as knowledge graph, featured snippets, rich answers e a parte de “as pessoas também perguntam”, para que os usuários obtenham respostas antes mesmo de decidirem clicar em algum link para entrar.

Tenha o Google Meu Negócio de sua empresa atualizado

Caso sua empresa ainda não possua o Google Meu Negócio, coloque isso como meta em 2020. Ele traz informações necessárias sobre a sua empresa aos visitantes e isso aumenta a confiabilidade das pessoas em sua marca.

O visitante não precisará sair da página de busca para encontrar seu endereço, telefone e/ou outra forma de contato para se aproximar de sua empresa.

Leia tudo sobre o Google Meu Negócio clicando aqui.

Tenha um site configurado com featured snippets

O featured snippets é considerado o “resultado zero” no Google, pois ele vem acima dos links orgânicos que aparecem no resultado da busca.

Ele trará informações rápidas em um parágrafo, mostrando o conteúdo que você compartilhou em sua página como uma prévia, para oferecer respostas rápidas, sem a necessidade de buscar uma nova página.

Podem ser parágrafos, tabelas ou listas que trazem dinamismo à busca do usuário, fazendo com que ele perca menos tempo para localizar o que ele busca.

Essa prévia pode dar respostas rápidas como também ser trabalhada para que, além da resposta, o usuário se sinta atraído a ver seu conteúdo.

Buscas visuais

O Google Imagens está cada vez mais presente nas buscas orgânicas e muitas pessoas localizam conteúdos completos pesquisando dentro das imagens que foram colocadas em seu site.

Em 2017, o Google lançou o recurso Google Lens, uma ferramenta que permite escanear qualquer coisa com a câmera do celular para buscar mais informações sobre o que foi escaneado.

Portanto, inclua sempre o texto alternativo e o título da imagem, além de legendas em suas fotos, sejam em seu site ou em seu blog, para que mais pessoas possam localizar suas informações.

O Google entende as intenções de busca do usuário

Sempre pensamos nos textos de acordo com as palavras-chaves criadas para que elas possam melhorar o ranqueamento do site e, assim, facilitar que ele seja localizado. Porém, o Google evoluiu na questão da prática de black hat, para identificar as reais intenções do usuário que vão além das palavras-chave exatas que foram digitadas.

Com isso, a inteligência artificial BERT foi criada para entender, reconhecer e interpretar o contexto de frases e palavras e, ainda, aprender como o usuário utiliza a busca para localizar exatamente ou o mais próximo possível aquilo que ele busca.

Para oferecer uma melhor experiência ao usuário, invista em uma linguagem mais simplificada e humana, para que a palavra-chave não seja apenas jogada no texto ou incorporada de qualquer forma, mas sim trabalhada com a semântica, sinônimos e palavras semelhantes, conferindo maior significado ao texto.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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