Definir um perfil de cliente é essencial para quem pretende vender um produto. Esse é um passo conhecido por quem trabalha em agências de marketing digital, e um dos primeiros passos aqui na GoUp. Porém, não confunda: persona é diferente de público-alvo.
Neste artigo, vamos falar sobre:
- O que é persona?
- Benefícios da persona na estratégia da sua empresa.
Confira!
O que é persona?
A persona é uma figura que representa um ou mais clientes da sua empresa. No Marketing Digital, isso significa que ela é uma ferramenta, feita para identificar quem seria um cliente, identificando assim, um público-alvo.
Algumas características que aparecem durante a definição de uma persona podem ser:
- Nome
- Idade
- Ocupação
- Estado civil
- Problemas a serem solucionados
- Formato de conteúdo ela mais consome
Nem sempre a persona mapeada será exatamente igual ao cliente da vida real, mas algumas características podem ser (e com certeza serão) semelhantes.
Dentro do marketing, a persona ajuda a definir a linguagem que será usada na comunicação da sua marca, por exemplo.
Os benefícios da persona na estratégia da sua empresa
A persona é uma ferramenta que propicia a uma agência de marketing digital conseguir criar um conteúdo que seja atrativo e relevante, que não será desperdiçado.
- Com um personagem já feito, o conteúdo criado poderá ser mais bem segmentado e, assim, os custos com links patrocinados, por exemplo, podem ser reduzidos.
- Isso acontece porque você direcionará o seu conteúdo para um tipo de público que realmente tem interesse no produto ou serviço oferecido por sua empresa.
- Outros resultados são aumento de vendas e diminuição de tempo perdido com quem não está interessado no que você tem a oferecer.