Trabalhar como social media pode ser visto por muitos como uma profissão que se resume apenas para criar postagens, mas para quem entende de estratégias e sabe do poder das redes sociais, essa função vai muito além. Estudar e entender como funcionará uma estratégia também são funções desse profissional.
Pensando neste tema, hoje conversaremos sobre:
- O que é ser social media?
- Principais funções do social media.
- Importância do planejamento para redes sociais.
- Sete dicas para criar planejamento para redes sociais
Confira a seguir!
O que é ser social media?
“Social media” é um termo em inglês voltado para definir as “redes sociais” e, aqui no Brasil, esse mesmo termo serviu para nomear a profissão de quem cuida e gerencia as mídias sociais.
Trabalhar como social media requer que sejam assumidas algumas responsabilidades, como gerenciar, analisar resultados e monitorar as redes sociais de uma marca ou empresa.
Mas por que uma empresa deve contratar um profissional para cuidar das redes sociais? O principal objetivo é garantir que a ela tenha uma maior presença digital, mantendo um fluxo constante de clientes e, assim, aumento de vendas.
Para que isso ocorra, é fundamental que seja criada e executada uma estratégia de marketing direcionada para o público-alvo da companhia.
Principais funções do social media
Se pararmos para analisar, a profissão social media é muito recente. Há poucos anos, ninguém imaginaria que essa função sequer existiria.
É importante entender que as atividades que são atribuídas a esse profissional estão em constante mudanças, portanto, as estratégias e métodos de trabalho devem sempre estar de acordo com tais evoluções.
As principais funções do social media são:
- Definição de estratégia e de posicionamento da marca nas redes sociais: essa etapa deve ser realizada junto com o time de Marketing, para melhores resultados.
- Planejamento de conteúdos: precisa estar alinhado com os principais objetivos e metas da marca/empresa.
- Criação de conteúdos: crie conteúdos que façam sentido para o posicionamento da marca, mas lembre-se de trazer assuntos relevantes e ricos. Nem tudo precisa ser apenas sobre a empresa/marca.
- Agendamento de postagens: é importante ter postagens sempre prontas e agendadas, para evitar que ocorram problemas.
- Monitoramento: procure estar por dentro do que está sendo falado na internet e das correntes do momento. Isso facilita a criação de novos conteúdos.
- Relacionar conta com seguidores: por a rede social ser um espaço voltado para interações, é essencial manter seu público engajado.
- Análise de resultados: busque apresentar os principais resultados do seu trabalho para o cliente. Isso é importante para entender o que funciona e o que pode ser melhorado.
Importância do planejamento para redes sociais
Como explicamos anteriormente, o planejamento de conteúdos para as redes sociais necessita estar alinhado com os objetivos da empresa, que são traçados na criação da estratégia digital com o time de Marketing.
Mas o que é preciso saber para a criação de um planejamento eficiente?
Alinhe as metas de negócios às estratégias de social media
Para chegar a um objetivo de forma efetiva, é importante definir qual é ele, afinal, quem não sabe aonde quer chegar, não vai alcançar o sucesso. Nesse sentido, antes de mais nada, é fundamental estabelecer a estratégia por trás do seu planejamento de redes sociais.
Pergunte-se: O que eu quero alcançar com a minha rede social? Aumento de vendas? Maior credibilidade? É importante que isso esteja definido.
Conheça o seu público
Qualquer tipo de empresa precisa conhecer bem o seu público para ter sucesso nos negócios, e isso se mantém na estratégia de mídias sociais.
Conhecer o público ajuda a escolher não só quais são as mídias sociais mais adequadas para interagir com ele, mas também o tipo de conteúdo que precisa ser criado para conquistar a atenção e o engajamento dessas pessoas.
Pesquise a sua concorrência
Destacar-se da concorrência é o desejo de toda marca, mas, para isso, é importante saber o que os concorrentes estão fazendo. Analisá-los vai ajudar a ter ideias do que funciona e do que não funciona nas mídias escolhidas, o que facilita muito o seu trabalho de planejamento.
Além disso, estar a par do que a concorrência faz também pode ajudar você a enxergar oportunidades para conseguir se destacar no seu nicho.
Escolha as redes sociais
Para quem está começando neste universo, lembre-se: você não precisa usar todas as redes sociais disponíveis.
Busque investir seu tempo em redes importantes: que façam sentido para o seu público, mas que também podem lhe ajudar a alcançar os objetivos traçados anteriormente.
Estabeleça a frequência
A frequência de publicações também deve estar alinhada de acordo com o perfil de seu público-alvo. Procure escolher aquela que seja mais adequada à persona do negócio. Depois de definir a frequência de postagens, mantenha uma constância, isso é fundamental para manter os usuários engajados.
Crie um cronograma
Como citamos anteriormente, a consistência de publicações é fundamental para manter o público engajado. Por isso, crie um calendário antecipado com todo o conteúdo que você deseja publicar nos seus canais.
Lembre-se de que esse trabalho do social media envolve bastante esforço de redação, revisão, design e a própria gestão das plataformas, então não deixe para a última hora e se planeje.
Não tenha medo de testes
Acompanhar métricas é uma atividade-chave para que a sua estratégia tenha bons resultados, e você não deve ter medo de testar e mudar de caminho quando for necessário.
As mudanças são constantes, principalmente nas redes sociais, portanto, é importante estar sempre testando novas abordagens e corrigindo a sua estratégia para garantir que ela evolua do mesmo modo que o mercado e que as necessidades do seu público.