Segundo o Digital News Report do Reuters Institute, as redes sociais se tornaram a principal fonte de notícias para adultos nos Estados Unidos, superando, pela primeira vez, TVs e sites de notícias tradicionais. Plataformas como TikTok, Instagram e YouTube agora concentram o consumo de notícias, especialmente entre o público mais jovem e junto com elas, os influenciadores digitais assumem um papel cada vez mais relevante como provedores de informação.
O estudo ouviu 100 mil pessoas em 48 países e aponta que:
- 54% dos adultos nos EUA consomem notícias por redes sociais, contra 50% pela TV.
- O TikTok e o Instagram estão em ascensão como fontes de informação.
- Influenciadores exercem papel central na formação de opinião do público jovem.
O relatório não é apenas um alerta para a mídia tradicional, é um insight valioso para profissionais de marketing e criadores de conteúdo.
As marcas que quiserem continuar relevantes precisam se posicionar como fontes de conteúdo confiável, não apenas como anunciantes.
A centralidade do vídeo, o apelo da linguagem pessoal dos influenciadores e o formato ágil das redes indicam que o futuro da comunicação exige mais autenticidade e velocidade.
O crescimento dos creators como figuras de confiança sinaliza um novo modelo de autoridade, onde a credibilidade é construída com base em proximidade, consistência e valores e não apenas pela “grife” do veículo.
Este novo cenário também exige responsabilidade: influenciadores agora carregam o peso de informar e desinformar. O marketing de influência precisa olhar além do alcance e considerar a responsabilidade social do conteúdo gerado.
Por que isso importa para nós?
Porque mostra que a estratégia de conteúdo não pode mais ignorar o papel dos creators na construção de opinião pública. Mais do que entretenimento, estamos falando de posicionamento cultural.
Você pode baixar o “Reuters Institute Digital News Report 2025” completo aqui .
Fonte: www.socialmediatoday.com



