Produção de conteúdo: Guia completo para você começar a produzir conteúdo que converte.

marketing de conteúdo

Por que é importante investir em conteúdos de qualidade?

Em 2023, o Marketing já deixou de ser uma mera tendência e passou a ser um investimento indispensável para o seu negócio. 

Para se tornar relevante em meio ao mundo de informações online que existem atualmente, você precisa descobrir o poder do Marketing de Conteúdo, e nós vamos tratar disso hoje. 

Os últimos anos mudaram o cenário online, fazendo com que empresas investissem pesado na produção de conteúdo a fim de se diferenciarem da concorrência, que também está nessa luta. 

Esses são alguns dados disponibilizados pela Semrush:

  • 97% dos entrevistados afirmaram que obtiveram um grau de sucesso com o Marketing de Conteúdo.
  • 77% das empresas que obtiveram sucesso com o Marketing de Conteúdo pretendem aumentar o investimento.
  • 70% do tráfego foi para artigos. 

 

O que é o Marketing de Conteúdo?

Trata-se de uma estratégia que busca atrair os clientes por meio da criação de conteúdo relevante (como vídeos, posts nas redes sociais, e-mail marketing, textos e e-books). A intenção dele não é promover a marca, e sim atrair o público-alvo em troca de soluções. 

A era em que o consumidor era obrigado a consumir o conteúdo acabou; hoje, ele escolhe quando e que tipo de conteúdo vai consumir, o que dá a você a oportunidade de construir conteúdos relevantes e que prendam a atenção do seu público. 

A ideia é criar o conteúdo certo e, na hora certa, passar a mensagem de que você tem exatamente o que o público precisa, superando as expectativas quando entrega um conteúdo de qualidade. 

 Estrutura da estratégia

Antes de começar a produzir conteúdo, você precisa entender as cinco etapas desse processo: 

  • Planejamento: o começo é muito importante. Essa é a etapa de deixar clara a divisão de tarefas do time: o que cada um é responsável por fazer e entregar. 
  • Desenvolvimento de persona: Para seu conteúdo fazer sentido, é preciso ter um direcionamento, e definir uma persona é o caminho para isso. 
  • Criação de conteúdo: Nessa etapa, você vai criar o conteúdo de fato, usando os diversos formatos que estão disponíveis e que fazem sentido para o seu público. Os veículos mais utilizados são: Blogspot, e-mail, vídeo, post nas redes sociais e e-book. 
  • Distribuição: O processo não termina no conteúdo, pois você ainda precisa distribuir esse material rico nos canais em que sua persona se encontra. 
  • Mensuração de resultados: A parte final do processo é também uma das mais importantes. Para ter certeza de que todo seu trabalho está trazendo resultados e você está no caminho certo, é importante você entender os resultados. Assim, saberá o que fazer nas próximas vezes. 

Os formatos de conteúdo

Se atualize sempre sobre o que está sendo consumido e qual formato vem ganhando espaço na internet. 

Há algum tempo, o e-book foi um grande aliado para a captação de lead; hoje, nós temos outros formatos para isso. São eles:

Textos:

Os textos seguem sendo relevantes (você está lendo um), sejam veiculados em um artigo de blog, em um e-book ou em um post em uma rede social. 

Design:

Para complementar os textos, é muito importante atrelar esse conteúdo com uma produção bem feita, com fotos, infográficos, vídeos, etc.

Áudio: 

Esse é um formato para quem prefere consumir o conteúdo por meio da audição. Geralmente, pessoas que estão trabalhando, no trânsito ou treinando são consumidores fiéis desse formato. Ele é uma ótima opção para facilitar o consumo do conteúdo. 

Segundo a pesquisa da Semrush, esses são os formatos de conteúdo mais relevantes:

  • 45% vídeo
  • 31% grandes artigos
  • 28% histórias de sucesso
  • 24% postagens de blog 
  • 19% estudos de caso
  • 18% webinários e eventos online
  • 17% conteúdos fechados
  • 17% infográficos

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Veja alguns dos benefícios do Marketing de Conteúdo para sua empresa:

  • Conversão de leads.

Sua taxa de conversão provavelmente aumentará após os leitores passarem mais tempo no site ou no perfil de rede social da sua empresa. 

  • Mais ideias de conteúdo para suas redes.

Se o seu problema for não ter o que postar, essa pode ser a solução: com um estudo aprofundado e uma persona definida, você saberá exatamente o que postar.

  • Melhor ranqueamento

Se seu conteúdo for bom, ele será mostrado nos primeiros lugares e as pessoas terão acesso a ele com mais facilidade. 

  • Mais conhecimento de marca

Sua marca será mais conhecida, as pessoas vão saber quem ela é e o que oferece. 

 Ferramentas para criação de conteúdo 

A produção de conteúdo vai muito além de escrever grandes textos e fazer artes bonitas. 

Você precisa ir muito mais fundo no processo de criação, estudar, pesquisar, ler sobre diversos assuntos e por aí vai. Nós separamos algumas ferramentas que vão ajudar você no processo de criação.

Uma ferramenta online para você obter ideias na hora de planejar seus conteúdos. Basta inserir uma palavra-chave, escolher a região e ela gera variações e combinações de palavras com base nas procuras realizadas no Google.

Saiba mais sobre o volume de busca de uma palavra-chave. Além de poder segmentar as buscas por local e período de tempo. 

Totalmente online e gratuita, essa ferramenta desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras contém uma base com 400 mil vocábulos. Além de encontrar verbetes e indicar correções, ela também sugere termos que são relacionados. 

Esperamos que você tenha gostado do guia completo sobre a criação de conteúdo e que agora consiga produzir os melhores materiais para seu negócio! 

 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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