Com a pandemia do COVID-19, os hábitos de consumo das pessoas mudaram bastante e, consequentemente, o mercado foi revolucionado. Um novo ano chegou e, com ele, claro, que as novidades também chegam. Já não é novidade que o Marketing Digital vem se tornando cada vez mais uma parte essencial das empresas.
Estar por dentro das principais tendências desse mercado é cada vez mais importante para que o seu negócio não fique atrás de seus concorrentes e consiga crescer cada vez mais.
Pensando nisso, resolvemos trazer cinco tendências a serem disseminadas a partir de 2022.
Confira tudo a seguir!
O fim dos cookies
O Google anunciou que chegará ao fim o rastreamento por meio de cookies, em função da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e das outras normas que visam à privacidade do usuário da internet.
Essa decisão vai afetar diversas estratégias de Marketing Digital, como o remarketing no Google Ads. Esse rastreamento é uma ferramenta de extrema importância para muitas empresas e anunciantes, que terão que se reinventar.
- Como resultado, uma das tendências do Marketing Digital em 2022 será a de empresas coletando dados sobre pessoas que acessem seus sites pelo próprio sistema e, claro, respeitando todas as normas da LGPD.
Aumento do uso da inteligência artificial
É inegável que o uso da inteligência artificial vem se tornando cada vez mais presente no Marketing Digital, nas interações com o usuário e nos atendimentos.
Em 2021, as assistentes virtuais, como Alexa e Google Home, tiveram um grande crescimento, tornando-se parte quase essencial dentro de vários lares do mundo inteiro.
- Com isso, a inteligência artificial e o reconhecimento de voz se tornaram as principais tendências para 2022 nos termos de tecnologia.
Monitoramento mais intensivo
A intensificação do monitoramento também promete ser indispensável a partir do próximo ano.
Seja em qual plataforma for, a taxa de conversão dentro do Marketing Digital estará cada vez mais relacionada com as ações dos usuários.
Será possível acompanhar a jornada dos usuários de forma mais intensa, desde o início da sua pesquisa até o momento de compra.
- As tags de rastreamento, como o Google Analytics, estarão cada dia mais modernas e todos que trabalham com marketing online precisarão estar atentos a cada uma das oportunidades geradas dentro deste setor.