Por que usar emojis nas redes sociais da empresa?

Imagem de vários emojis num fundo azul.

Atualmente, a interação entre empresa e cliente se tornou mais próxima, tornando as estratégias de comunicação essenciais. 

Com a evolução da internet, essa conversa ficou mais fácil, principalmente com a grande massa usando as redes sociais para encontrar marcas e serviços.

Algumas empresas apostam até em uma linguagem mais informal para iniciar uma conversa com clientes. Um grande exemplo disso é a Netflix, que promove uma interação voltada para o seu nicho de forma descontraída e muito atrativa para quem busca ter essa atenção de uma empresa. 

Se pararmos para analisar, o uso de emojis também cresceu, e é quase impossível conhecer alguém que não coloque essas carinhas nas conversas para expor um sentimento, objetos e até mesmo locais. 

Mas qual a importância dos emojis? Será que utilizá-los dentro do marketing da sua empresa faz sentido? É sobre isso que vamos falar hoje.

Os emojis na estratégia de comunicação de uma empresa é uma boa escolha?

Como dissemos anteriormente, a internet proporciona uma conversa mais próxima, e usar emojis dentro da sua estratégia de comunicação pode ser um meio para gerar intimidade. Eles são capazes de trazer mais humor e leveza, sem que você force isso. 

Quem utiliza WhatsApp ou Instagram diariamente sabe que essas redes não dispensam o emoji. Mesmo que uma pessoa não goste, ela estará sempre rodeada de outras que usam esses elementos.

  • Eles servem para comunicar alegria, surpresa, tristeza, entre outras emoções. Então, sim! O uso de emojis pode ajudar (e muito) na comunicação da sua empresa. Cabe ressaltar que é um elemento que não cairá em desuso tão cedo.

Quando utilizar os emojis nas redes sociais?

Com tantas opções para se comunicar à distância, buscar uma humanização é o objetivo de muitas empresas, afinal, ninguém gosta realmente de conversar apenas com uma máquina. 

Nas redes sociais, como o Instagram, você consegue manter um tom pessoal e próximo de uma maneira dinâmica. Entretanto, lembre-se: não é apenas alguns emojis que vão ajudar a tonar a comunicação da sua empresa ser mais bem-humorada. Antes de usar esses artifícios, entenda em qual situação eles serão mais bem recebidos, qual a sua persona e qual a linguagem ideal para o seu cliente. É tudo sobre a sua persona! 

Você pode utilizar os emojis:

  • Nos assuntos de e-mails
  • No atendimento, para humanizar a fala
  • Nas publicações nas redes sociais, para reforçar sentimentos
  • Em anúncios nos quais o tema é mais descontraído

Quando não usar emojis?

Assim como o doce pode enjoar, o uso excessivo dos emojis também não é o melhor método. Deve-se ter o “timing” perfeito para utilizá-los. Se usados em momentos inadequados, a sua marca pode perder a credibilidade. 

Por isso, evite usar emojis quando:

  • For abordar assuntos sérios
  • Realizar atendimentos em que o cliente está insatisfeito
  • O conteúdo já possuir emojis suficiente. Lembre-se de usá-los de forma estratégica

Precisa de ajuda para as suas estratégias de conteúdo? Entre em contato com a GoUp e saiba mais. 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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