Por que Não Usar o WhatsApp no Marketing Digital?

Whatsapp no marketing digital

Muitas pessoas adotaram, pela facilidade, o WhatsApp como uma de suas principais ferramentas de trabalho e algumas empresas utilizam a ferramenta até mesmo para seus trabalhos de marketing digital e canais de atendimento.

O maior problema dessa ferramenta é o formato informal que ela carrega, além de não produzir números, estatísticas nem ser compatível para a transmissão dos dados recebidos para uma ferramenta de marketing.

Outro fator que pode trazer problemas para a sua empresa é a velocidade das informações trazidas pelo WhatsApp, fazendo com que muitas vezes conversas e solicitações não sejam respondidas, trazendo irritação aos clientes e gerando desorganização dentro do seu atendimento.

Como lidar com o WhatsApp no Marketing Digital?

Um dos caminhos que podem ser adotados para que deseja continuar utilizando o WhatsApp com ferramenta é a estratégia WhatsApp Marketing, por meio das contas comerciais, como o WhatsApp Business.

Utilizar o WhatsApp de forma isolada e sem as metrificações necessárias irá fazer com que sua empresa “se perca” na hora de analisar para quais pessoas vender e saber se uma pessoa entrou realmente em contato para comprar ou só desejava entender mais sobre o produto que está sendo vendido.

Quem utiliza apenas o WhatsApp pode não estar familiarizado com outras ferramentas, porém, entender que outras opções funcionam igualmente ou melhor que o aplicativo de mensagens é necessário.

Devo abandonar de vez o WhatsApp no Marketing Digital?

Se você acredita que essa estratégia tem dado bons frutos, você poderá continuar com ela, mas saiba organizar todos os contatos realizados, pois só assim você conseguirá entender se realmente essa estratégia está rendendo bons resultados.

Quando falamos em Marketing Digital, analisamos o processo de vendas por meio de 3 etapas, a de topo de funil, a de meio de funil e a de fundo de funil. Cada uma delas mostra se o consumidor está mais próximo ou mais distante de fechar negócio e, assim, você terá uma maior consciência da forma de abordagem que utilizará com ele.

No processo de topo de funil, é necessário ter uma abordagem que mostra que o cliente possui um problema e com isso apresentar a solução trazida por sua empresa.

Em um caso normal o consumidor seria levado a uma landing page, na qual deixaria seus dados e as informações que precisa receber sobre o produto no qual está interessado.

Pelo aplicativo, deverão ser feitas perguntas para chegar até o intuito do cliente e, após isso, tudo deverá ser registrado em uma planilha, para que a empresa não deixe nenhuma informação “solta”.

Com uma quantidade grande de contatos, torna-se quase impossível nutrir seus leads com conteúdos relevantes para levá-los ao meio do funil, sem contar o fato de que disparando a mesma mensagem para um grande público é improvável que uma pessoa que esteja em um processo mais avançado de compra não seja atingida por um conteúdo que não interessa mais para ela e, conforme isso se torna recorrente, o lead poderá desistir da venda.

Já para casos fundo de funil, sem um CRM adequado é possível que as informações não cheguem com rapidez ao cliente, fazendo com que ele se sinta “esquecido” pela empresa e, consequentemente, tenha tempo para verificar com um concorrente o mesmo produto.

Portanto, todo cuidado é necessário quando se utiliza o WhatsApp como ferramenta de marketing, pois as informações podem ser perdidas constantemente.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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