Um analista de redes sociais ou mais conhecido como social media, é um profissional responsável por gerir uma ou mais plataformas de redes sociais, porém, por mais simples que possa parecer, não é apernas mexer nessas páginas e sim criar alternativas, conceitos e caminhos para que esse perfil seja cada vez mais acessado e visualizado pelas pessoas.
Por mais que a função seja criar um relacionamento entre perfil e usuários e realizar publicações, existem tarefas que são responsabilidades e que muitas vezes não é visualizado pelas pessoas que estão visitando esse conteúdo.
Por isso, é necessário entender a fundo cada uma das funções antes de tentar se aventurar a realizar publicações nas redes sociais de sua empresa. As frustrações podem ser bem comuns caso o usuário não tenha um planejamento e nem saiba para qual público está se direcionando, ou seja, pouco conhece sobre o comportamento de quem ele está tentando se comunicar.
A principal função do social media é entender o público e levar até ele a essência da marca conforme as necessidades que o público tem, para que os usuários tenham vontade de cada vez mais consumir produtos ou serviços desta marca. A partir disso, ele mostrará quem a empresa é, como ela acredita que seja um mundo melhor, qual a forma dela de enxergar soluções e leva-las até os consumidores.
Rotina profissional de um Social Media
Este profissional deve constantemente realizar planejamentos, tendo como base o que já está sendo feito no mercado, como os consumidores reagem a isso, o que pode ser melhorado e como é possível se destacar nesse meio. Com tudo isso, ele terá as ideias de produção de conteúdo para tirar tudo do papel e leva-los até o público final, isso passará por uma organização de conteúdo através da seleção das melhores imagens, da melhor linguagem a ser destinada para as pessoas especificas que consomem a marca, as datas em que isso irá gerar mais alcance e interação e no final induzir esse consumidor a compra.
Depois de levar o conteúdo ao consumidor, ele irá elaborar relatórios de como essas campanhas estão refletindo nos resultados, se ela tem um bom alcance, se as pessoas interagem, estão contentes e se elas se destinam até a compra.
Por fim, deverá criar um relacionamento entre marca e público, através de respostas de comentários, interação e ações que tragam pessoas que já consumiram a marca a falar bem dela e divulga-la naturalmente para outras pessoas.
Entrando no mercado
Existem pontos que devem ser seguidos para quem deseja entrar na área, talvez o mais importante deles é aprender como a área funciona, através de cursos de comunicação ou relacionados, para adquirir esse conhecimento e se certificar quando a área.
Ter afinidade com as plataformas de redes sociais também é importante, já que ninguém deseja contratar um profissional que não gosta do que faz. Ter afinidade também gera conhecimento e maior facilidade na hora de entender como serão realizadas as mudanças que ocorrem nestes meios, tanto com a parte tecnológica quando com os usuários e suas necessidades de consumo.
Também é necessário entender que ter conhecimento sobre outras funções também irá auxiliar o profissional desta área, já que ela está ligada a outras como a tecnologia, inovação, comportamento humano e relacionamento.
E além de tudo isso, a pessoa deverá ser extremamente atualizada, pois assim ela irá se destacar no mercado, mostrando que sempre está por dentro de tudo o que acontece nas mais diversas áreas e comportamentos dos consumidores e das plataformas.