O que é gerenciamento de redes sociais e por que sua empresa precisa disso?

Estar no lugar certo e na hora exata é o que você consegue quando faz uma boa gestão de redes sociais. Publicar sem pensar no gerenciamento das redes sociais é um erro que pode custar tempo e dinheiro. Portanto, é fundamental estar atento às estratégias e fraquezas.

Pensando nesse tema, hoje conversaremos sobre:

  • O que é gerenciamento de redes sociais?
  • Quem é o responsável pela gestão das redes sociais?
  • Quais são os benefícios dessa gestão?
  • Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?

Confira a seguir!

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais tem o objetivo de garantir uma boa estratégia no digital, visando encontrar o equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados.

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, quem se destaca nas mídias sociais são empresas que enxergam e utilizam o valor que essa ferramenta oferece.

Quem utiliza as redes sociais como canal de comunicação com os seus clientes, tanto para falar da marca como dos produtos e/ou serviços, acaba recebendo maior retorno positivo das suas estratégias.

Portanto, podemos dizer que o gerenciamento de redes sociais é muito mais do que simplesmente fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais envolve algumas etapas que precisam ser seguidas: 

  • Definição da estratégia.
  • Definição do posicionamento.
  • Planejamento de publicações.
  • Execução.
  • Monitoramento.
  • Levantamento dos resultados.

Além de manter o diálogo como uma via de mão dupla e despertar empatia no público, as redes sociais servem como uma vitrine para seus produtos/serviços, permitindo que o público conheça melhor a empresa e o que ela oferece.

Vale lembrar que usá-las apenas para expor seus produtos pode se tornar cansativo e afugentar seus seguidores.

Dito isso, recomendamos que você use esse espaço mais para divulgar conteúdo de qualidade produzido pela sua empresa, engajar seu público e se firmar como uma autoridade no assunto.

Quem é o responsável pela gestão das redes sociais?

Para que tudo isso seja devidamente realizado e gere os resultados esperados, é necessário ter uma pessoa ou um time responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa. 

Dessa forma, o processo será visto como importante e necessário para a empresa, e não somente uma obrigação que não traz benefícios reais. 

O responsável por fazer esse gerenciamento de redes sociais é o social media e algumas das funções desse profissional são:

  • Planejar o conteúdo.
  • Elaborar de estratégias para que a marca seja reconhecida.
  • Produzir o conteúdo que será postado.
  • Manter o relacionamento com o público pelas redes.
  • Monitorar métricas e avaliar resultados.

Quais são os benefícios dessa gestão?

Claro que os benefícios trazidos pelo gerenciamento de redes sociais é o que mais atrai os empreendedores a investir nesse ramo, afinal, é possível, com uma boa gestão:

  • Fortalecer a marca
  • Fidelizar seguidores
  • Atrair tráfego para o seu site
  • Gerar leads
  • Aumentar as vendas
  • Educar o mercado

Lembre-se: planejamento é uma das etapas mais importantes, de modo que a gestão seja bem estruturada, de modo a propiciar todos esses benefícios. Ele pode variar de acordo com a estratégia adotada e coma as necessidades da empresa.

Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?

Agora que você já entendeu como funciona a gestão das redes sociais, é fundamental que você saiba exatamente como criar uma boa estratégia. Mesmo que não seja você o responsável por essa tarefa, ressaltamos a importância do time inteiro estar alinhado.

 

Defina público e abordagem

Ao definir público, você consegue ir até ele e entender melhor seu comportamento. Dessa maneira, você pode definir em quais redes atuar, como realizar esse trabalho e que tipo de abordagem usar. 

Conhecer o seu público pode proporcionar:

  • Montar um cronograma com a frequência certa de publicações.
  • Especificar os horários mais estratégicos.
  • Manter a interação na medida certa.

Defina seu objetivo e estabeleça metas

Depois de conhecer seu público, ficará mais fácil entender qual é o papel de cada rede social na sua jornada de compra. 

Dessa forma, será possível estabelecer seu objetivo com as redes sociais e acompanhar o alcance de seu trabalho por meio das métricas de acompanhamento e KPI (indicador chave de performance, aquele que vai indicar se o objetivo foi alcançado). 

Defina os canais

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube, Tumblr, SnapChat, WhatsApp… Cada uma das redes sociais possui suas peculiaridades e, por isso, não há como afirmar que uma é melhor para negócios que outra. Há diversas variáveis, como público, objetivo e momento.

Portanto, estude quais são os canais que fazem mais sentido para as metas e para os objetivos que a sua empresa traçou anteriormente.

Já se preparou para transformar as suas redes sociais? Entre em contato conosco!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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