Desde o final de 2021, o “Metaverso” vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital, e no marketing não é diferente. Estamos acostumados com diversas tecnologias inovando a forma que consumimos conteúdos pela internet, mas qual a relação entre Metaverso e Marketing?
Pensando neste tema, hoje conversaremos sobre:
- O que é Metaverso?
- Vantagens do Metaverso.
- Qual o impacto do Metaverso no Marketing Digital?
- O que esperar do marketing com essa nova realidade
Confira a seguir!
O que é o “Metaverso”?
Antes de explicarmos como ele funciona, é importante entender o significado da palavra, já que ela está entre os termos mais ouvidos nos últimos meses por quem acompanha tecnologia: “meta” (além de) e “verso” (universo).
Um exemplo simples e fácil de entender: imagine que é possível viver o jogo The Sims. Sim, com o Metaverso, essa e outras diversas realidades virtuais poderão ter uma apresentação diferente, afinal, estamos falando sobre um ciberespaço que permite aos usuários “viver” dentro de um universo digital com a ajuda de tecnologias de última geração.
É importante deixar claro que, tecnicamente, o Metaverso não é algo real, mas a intenção é proporcionar a sensação de realidade por meio da imersão em uma estrutura baseada no mundo real.
Vantagens do Metaverso
Beleza, mas como esse universo pode nos beneficiar?
O Metaverso é capaz de criar experiências mais naturais de interação entre pessoas que não estão fisicamente conectadas. A ideia é que essas pessoas (avatares) consigam fazer na plataforma virtual qualquer coisa que já fazem no mundo real, com a margem entre os mundos físico e digital cada vez menor.
Os usuários poderão assistir a filmes e desfiles de moda, reunir-se em escritórios, fazer compras e interagir com os amigos de forma espontânea e completamente interativa. Tudo isso em uma realidade virtual!
Além disso, com esse novo método, é possível viabilizar novas experiências criativas, dando a marcas a oportunidade de contar histórias extensivas, interativas e emotivas.
Qual o impacto do Metaverso no Marketing Digital?
Algumas das principais características do meta que os profissionais de marketing que estão pensando no futuro precisam conhecer são:
- O Metaverso não desliga quando o usuário dá uma pausa e resolve sair da plataforma virtual.
- Uma vez que o Metaverso acompanha a contagem temporal do mundo real, os analistas de Marketing podem usar estratégias pensando no tempo disponível que o usuário tem no mundo real.
- O mundo do Metaverso possui regras semelhantes às do mundo real.
- É possível que os usuários possam criar e compartilhar conteúdos. Essa ideia é ótima para quem deseja divulgar uma marca.
- O Metaverso é um conjunto de diferentes plataformas, que podem trabalhar juntas ou separadamente.
É possível que, sabendo dessas características, você já tenha uma base de como o Metaverso pode impactar o mundo do Marketing, mas calma! Ainda vamos explicar exatamente como funciona.
É preciso ter em mente que estamos falando de uma nova realidade em diversas esferas, ou seja, a relação entre Metaverso e Marketing Digital deve ser pensada no âmbito social, porque é o que conhecemos mais profundamente na internet: redes sociais e espaços para interação.
As marcas que primeiro investirem nessa direção certamente vão atingir os melhores resultados quando a tecnologia estiver mais popular e madura.
Por isso, muitas empresas já começaram a testar o ambiente virtual como estratégia de Marketing Digital, como a Nike, Itaú e a grife Gucci.
O que esperar do Marketing com essa nova realidade?
Recentemente, a GoUp publicou um artigo para falar sobre as tendências do marketing para 2023 (clique aqui para ler), mas, com o Metaverso, o que podemos esperar desse mercado?
Antes de tudo, as estratégias precisam ser adequadas de acordo com o método.
Assim, é indispensável:
- Definir o porquê você deve traçar estratégias para o Metaverso. Então, a primeira pergunta a ser feita é: por que você quer fazer parte do Metaverso?
- Identificar as plataformas que oferecem a melhor oportunidade e adequação à marca.
- Criar experiências de design atraentes para o público-alvo.
- Experimentar novos modelos de venda.
- Repensar como é medido o sucesso em curto prazo.
Lembre-se: Se você vai entrar neste universo, prepare-se. A velocidade com a qual a tecnologia está se transformando provavelmente não será um grande obstáculo para experimentar, aprender e encontrar sucesso no ambiente que promete ser a evolução da internet.