Metaverso e marketing: qual a relação?

Desde o final de 2021, o “Metaverso” vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital, e no marketing não é diferente. Estamos acostumados com diversas tecnologias inovando a forma que consumimos conteúdos pela internet, mas qual a relação entre Metaverso e Marketing?

Pensando neste tema, hoje conversaremos sobre:

  • O que é Metaverso?
  • Vantagens do Metaverso.
  • Qual o impacto do Metaverso no Marketing Digital?
  • O que esperar do marketing com essa nova realidade

Confira a seguir!

O que é o “Metaverso”?

Antes de explicarmos como ele funciona, é importante entender o significado da palavra, já que ela está entre os termos mais ouvidos nos últimos meses por quem acompanha tecnologia: “meta” (além de) e “verso” (universo). 

Um exemplo simples e fácil de entender: imagine que é possível viver o jogo The Sims. Sim, com o Metaverso, essa e outras diversas realidades virtuais poderão ter uma apresentação diferente, afinal, estamos falando sobre um ciberespaço que permite aos usuários “viver” dentro de um universo digital com a ajuda de tecnologias de última geração. 

É importante deixar claro que, tecnicamente, o Metaverso não é algo real, mas a intenção é proporcionar a sensação de realidade por meio da imersão em uma estrutura baseada no mundo real.

Vantagens do Metaverso

Beleza, mas como esse universo pode nos beneficiar? 

O Metaverso é capaz de criar experiências mais naturais de interação entre pessoas que não estão fisicamente conectadas. A ideia é que essas pessoas (avatares) consigam fazer na plataforma virtual qualquer coisa que já fazem no mundo real, com a margem entre os mundos físico e digital cada vez menor. 

Os usuários poderão assistir a filmes e desfiles de moda, reunir-se em escritórios, fazer compras e interagir com os amigos de forma espontânea e completamente interativa. Tudo isso em uma realidade virtual!

Além disso, com esse novo método, é possível viabilizar novas experiências criativas, dando a marcas a oportunidade de contar histórias extensivas, interativas e emotivas.

Qual o impacto do Metaverso no Marketing Digital?

Algumas das principais características do meta que os profissionais de marketing que estão pensando no futuro precisam conhecer são:

  • O Metaverso não desliga quando o usuário dá uma pausa e resolve sair da plataforma virtual.
  • Uma vez que o Metaverso acompanha a contagem temporal do mundo real, os analistas de Marketing podem usar estratégias pensando no tempo disponível que o usuário tem no mundo real.
  • O mundo do Metaverso possui regras semelhantes às do mundo real.
  • É possível que os usuários possam criar e compartilhar conteúdos. Essa ideia é ótima para quem deseja divulgar uma marca.
  • O Metaverso é um conjunto de diferentes plataformas, que podem trabalhar juntas ou separadamente.

É possível que, sabendo dessas características, você já tenha uma base de como o Metaverso pode impactar o mundo do Marketing, mas calma! Ainda vamos explicar exatamente como funciona.

É preciso ter em mente que estamos falando de uma nova realidade em diversas esferas, ou seja, a relação entre Metaverso e Marketing Digital deve ser pensada no âmbito social, porque é o que conhecemos mais profundamente na internet: redes sociais e espaços para interação.

As marcas que primeiro investirem nessa direção certamente vão atingir os melhores resultados quando a tecnologia estiver mais popular e madura. 

Por isso, muitas empresas já começaram a testar o ambiente virtual como estratégia de Marketing Digital, como a Nike, Itaú e a grife Gucci.

O que esperar do Marketing com essa nova realidade?

Recentemente, a GoUp publicou um artigo para falar sobre as tendências do marketing para 2023 (clique aqui para ler), mas, com o Metaverso, o que podemos esperar desse mercado? 

Antes de tudo, as estratégias precisam ser adequadas de acordo com o método. 

Assim, é indispensável:

  • Definir o porquê você deve traçar estratégias para o Metaverso. Então, a primeira pergunta a ser feita é: por que você quer fazer parte do Metaverso?
  • Identificar as plataformas que oferecem a melhor oportunidade e adequação à marca.
  • Criar experiências de design atraentes para o público-alvo.
  • Experimentar novos modelos de venda.
  • Repensar como é medido o sucesso em curto prazo.

 

Lembre-se: Se você vai entrar neste universo, prepare-se. A velocidade com a qual a tecnologia está se transformando provavelmente não será um grande obstáculo para experimentar, aprender e encontrar sucesso no ambiente que promete ser a evolução da internet.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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