De acordo com a reportagem do The Wall Street Journal, a Meta está considerando cobrar os usuários europeus pelo acesso às versões sem anúncios do Facebook e Instagram.
Essa é uma estratégia para a Meta conseguir acesso aos dados com o consentimento dos usuários para trabalhar com anúncios direcionados.
Cobrança de até 14 dólares.
A Meta está considerando a cobrança de 14 dólares mensais em aparelhos móveis e 17 dólares em aparelhos de desktop de usuários europeus para ter uma versão sem anúncios no Instagram e Facebook, caso não concordem em permitir que a empresa tenha acesso aos seus dados pessoais, facilitando o direcionamento de anúncios.
Com essa medida, a empresa ainda estará dentro da lei de privacidade da União Europeia, que exige o consentimento dos usuários para o compartilhamento dos dados, refletindo diretamente no direcionamento dos anúncios e impactando nas receitas de publicidade das empresas.
Projeto em fase de discussão
Em discussão com os reguladores de concorrência digital em Bruxelas, os reguladores de privacidade na Irlanda e outros da União Europeia, a Meta planeja implementar o projeto chamado de “assinatura sem anúncios” nos próximos meses.
Porém, não ficou claro se os reguladores consideram essa proposta suficiente como uma solução, e existe a possibilidade de solicitarem a Meta uma oferta um pouco mais acessível.
“A Meta acredita no valor dos serviços gratuitos que são apoiados por anúncios personalizados. No entanto, continuamos explorando opções para garantir o cumprimento dos requisitos regulamentares em evolução. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.”
Disse um porta-voz da Meta ao CNBC.