Marketing sazonal: o que é e como fazer

marketing sazonal

As estratégias utilizadas para alavancar vendas e divulgar empresas podem ser feitas durante todo o ano ou especialmente em datas específicas. O marketing feito em datas específicas é chamado de marketing sazonal, uma estratégia que, se realizada corretamente, pode ser muito lucrativa. 

Neste artigo, falaremos sobre:

 

  • O que é marketing sazonal e exemplos dele
  • Como ter sucesso na estratégia de marketing sazonal

 

Confira! 

 

O que é marketing sazonal?

 

Esta estratégia consiste em olhar o calendário, identificar oportunidades adequadas e capitalizá-las. Afinal, o seu cliente está mais propenso a comprar o seu produto em determinado período do ano? Se a resposta for “sim”, sua empresa provavelmente deve explorar técnicas do marketing sazonal. 

 

  • Lembrete: essa estratégia não significa fazer promoção. Trabalhamos com uma empresa infoprodutora (MindKids) e nossas estratégias de marketing sazonal envolvem abrir novas turmas para o curso oferecido pela empresa. É sazonal porque as turmas têm prazo estipulado para iniciar, porém o preço do produto é, na maioria das vezes, o mesmo. Fique atento a esse detalhe. 

 

Exemplos de campanhas sazonais são aquelas realizadas: 

 

  • No Carnaval
  • No Dia das Mães
  • Na Black Friday
  • Nas Férias escolares
  • Na abertura e no fechamento de cursos

 

Como ter sucesso nessa estratégia de marketing?

O sucesso começa com um bom planejamento. Portanto:

 

  • Procure exemplos dentro do nicho da sua empresa: assim você verá amostras do que pode ser feito pela sua empresa. A busca por referências é essencial para uma boa estratégia de marketing. 

 

  • Faça o mapeamento das datas: escolha datas específicas e significativas para o seu nicho. Lembre-se de que campanhas sazonais de Dia dos Namorados ou Natal são realizadas por todos os segmentos. Escolher uma data significativa para o seu nicho pode lhe ajudar a se destacar e a converter mais. 

 

  • Explore a escassez: um dos gatilhos mentais que auxilia no processo de conversão do cliente (ou seja, na compra do produto) é o gatilho da escassez. Esse gatilho explora o fato de que o produto é escasso, não estará disponível para sempre e que, por isso, o cliente precisa adquiri-lo naquele momento. 

Explorar a escassez significa seguir o princípio básico do marketing sazonal: o de ser pontual. Marketing sazonal é feito em temporadas, e campanhas prolongadas podem não surtir o efeito desejado. 

 

A agência GoUp pode lhe ajudar na estratégia de marketing da sua empresa. Entre em contato conosco.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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