Marketing de Relacionamento é adequado para a sua empresa?

ilustração de homem segurando megafone

O Marketing de Relacionamento tem como objetivo aprofundar o contato da empresa com o cliente. Essa estratégia pode ser muito útil para fidelizar clientes e mantê-los consumindo os conteúdos e produtos da empresa. Mas será que essa estratégia é adequada para você? 

Hoje vamos explicar com detalhes: 

  • O que é Marketing de Relacionamento?
  • Como fazer Marketing de Relacionamento?

Ao final deste artigo, após aprender sobre os tópicos acima, você será capaz de avaliar se essa é ou não uma estratégia adequada para a sua empresa. 

Confira! 

O que é?

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia de marketing que visa aprofundar o contato com os clientes, tornando-o mais significativo, com o objetivo de garantir a satisfação em longo prazo e a fidelidade à marca. 

  • Nessa estratégia, o foco não é no ganho imediato. Em vez disso, buscamos agradar os clientes no longo prazo.

O momento perfeito para iniciar uma estratégia de Marketing de Relacionamento é quando o cliente faz uma compra (ou várias). O objetivo aqui é fazer com que esse novo clientes se torne “defensor leal de sua marca. Para fazer isso, você deve adotar uma abordagem personalizada e se integrar à vida do cliente de uma forma que pareça natural e genuína.

  • Lembrete: Nem todo marketing é de relacionamento. Algumas táticas de marketing são apenas para obter tráfego e conversões 

Como fazer Marketing de Relacionamento?

Separamos algumas dicas para que você tenha uma noção básica de como estruturar uma estratégia de Marketing de Relacionamento para a sua pequena ou média empresa. 

1ª Forneça um serviço personalizado com foco no cliente

Quando você está criando uma estratégia de Marketing de Relacionamento, sua principal preocupação nunca deve ser focada em seu produto ou serviço, mas sim girar em torno do cliente: Ele gostaria de ver este anúncio? Ele ficaria animado com essa postagem no Instagram? Nosso novo produto o encanta?

Além disso, é fundamental que você crie canais para suporte direto quando seus clientes precisarem de ajuda. 

2ª Interaja com o cliente onde ele estiver

Como sempre repetimos para nossos clientes aqui na GoUp, a persona é o mais importante. Sempre esteja onde ela está, compartilhando conteúdo nas redes sociais que ela utiliza. (para aprender mais sobre personas e quais redes são essenciais para a sua empresa, clique aqui)

Pesquise sobre quais plataformas são mais populares para o seu grupo demográfico ideal. Ao entrar em contato com ele por meio de seus canais preferidos, você demonstra um nível de utilidade e compreensão que incentivará esses usuários a interagir com a sua marca.

3ª Colete feedback regularmente

Depois de lançar os primeiros conteúdos, você precisa checar se o público realmente se interessa sobre os assuntos trazidos. O que eles querem ver da sua marca? O que eles gostam no seu produto? Essas informações aprimoram sua estratégia de marketing de relacionamento para melhor atender às necessidades de seu público específico.

Para mais dicas de Marketing Digital e sobre criação de conteúdo, siga a GoUp nas redes sociais! Compartilhamos conteúdos como este semanalmente. Se quiser iniciar a criação de conteúdo de forma profissional, entre em contato conosco! 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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