O Instagram está implementando uma nova funcionalidade que pode transformar a dinâmica de engajamento na plataforma: repostagens no feed. Antes restrito aos Stories, agora é possível compartilhar publicações e Reels diretamente no feed dos seguidores, funcionando de maneira semelhante ao retweet no X (antigo Twitter).
A novidade foi destacada pela consultora de mídia social Sarah Roizman, que apontou uma atualização no guia de ajuda do Instagram:
“Quando você reposta, seus seguidores podem ver o que você repassou em seus feeds.”
Isso significa que os usuários terão mais opções para ampliar conteúdos que consideram relevantes, aumentando a visibilidade de publicações sem precisar criar novos posts do zero.
Essa ideia não é nova. Em 2022, o Instagram testou um recurso semelhante, que até incluía uma aba exclusiva para repostagens nos perfis, mas a função nunca foi oficialmente lançada. Agora, com o algoritmo da plataforma priorizando cada vez mais recomendações sejam elas feitas por IA ou baseadas em interações de amigos faz sentido que a empresa esteja mais confiante para relançar essa opção.
O grande questionamento, no entanto, é sobre a lógica do feed do Instagram. A plataforma adotou um algoritmo justamente porque havia muito conteúdo para ser exibido, tornando inviável mostrar todas as postagens dos perfis seguidos pelos usuários. Mas, se o feed já está cheio de recomendações, qual o sentido de limitar as postagens orgânicas de quem você escolheu seguir?
O Instagram parece apostar que os usuários preferem essa curadoria automatizada. O aumento no tempo de uso e no engajamento sugere que as pessoas estão dispostas a consumir conteúdo sugerido pelo algoritmo, em vez de apenas ver postagens de seus contatos diretos.
Quanto alcance os reposts terão?
Ainda não há informações exatas sobre o impacto das repostagens no alcance. O Instagram apenas afirma que os seguidores “podem” ver o conteúdo recompartilhado, sem detalhar se a distribuição será ampla ou limitada.
No entanto, para quem deseja aumentar a visibilidade de determinadas postagens sem depender exclusivamente do algoritmo, a nova ferramenta pode ser um reforço estratégico.
Agora, fica a dúvida: será que essa mudança realmente melhora a experiência no Instagram ou apenas contribui para a sensação de desorganização no feed?
Fonte:www.socialmediatoday.com



