Importância do Inbound Marketing para as estratégias empresariais

Ilustração de uma mão com imã saindo da tela de um computador e atraindo pessoas.

O Inbound Marketing é considerado o método mais eficiente para atrair novos clientes. Por esse motivo, ele vem sendo utilizado cada vez mais nas ações de Marketing Digital das empresas. 

Para lhe explicar mais sobre este método, hoje vamos falar sobre:

  • O que é Inbound Marketing?
  • Como implementá-lo?
  • Principais vantagens dessa estratégia.

Confira a seguir!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias “de atração” que envolve a criação de um conteúdo e o seu compartilhamento para determinado público-alvo. 

Essa é uma forma de conquistar a atenção do potencial cliente, que é atraído pelo conteúdo e pelos canais de comunicação da empresa.

Entre as principais características estão:

  • Uma comunicação aberta, por meio da qual empresa e cliente estabelecem contato de forma constante e dinâmica.
  • Os serviços ou produtos oferecidos pela marca são encontrados por pessoas realmente interessadas neles, o que faz o conteúdo aparecer de forma orgânica e estratégica, sem interrupções.
  • Isso tudo resulta em engajamento, outra característica marcante do Inbound Marketing, já que, em razão dessa conversa dinâmica e constante, o engajamento é maior.

Como implementar estratégias de Inbound Marketing?

Antes de iniciar o processo de produção de conteúdo voltada para o Inbound Marketing, lembre-se de que todo cliente possui uma jornada. Cada etapa faz parte do chamado “Funil de Vendas”, que representa todo o processo de decisão, desde o momento em que o cliente busca informações mais superficiais até o momento da compra. 

Existem três etapas do funil de vendas:

  • Topo: Etapa em que o cliente realiza pesquisas exploratórias para solucionar um problema. Aqui é o momento em que surgem dúvidas e o cliente precisa aprender sobre o tema em questão. Nesta etapa, o indivíduo pode não saber que precisa realizar uma compra.
  • Meio: Etapa em que o cliente está considerando suas opções de resolução do problema. Oferecer materiais ricos em informação em troca de dados é ótimo para conseguir conversão. Landing pages bem estruturadas e ofertas de e-books podem ajudar.
  • Fundo: Última etapa, na qual o lead já foi informado com um material de qualidade. Entretanto, ele ainda pode escolher outra empresa para atender às suas necessidades. Por isso, crie um conteúdo junto com a sua equipe de vendas. Mostre a ele por que a sua marca é a melhor escolha dentro do mercado.

Levando isso em conta, inicialmente devem ser utilizadas boas estratégias, começando pela atração. Considere os canais disponíveis, como blogs, redes sociais, sites e, principalmente, o Marketing de Conteúdo, para atrair os clientes certos para o seu negócio.

Em um segundo momento, é a hora de converter esses clientes e estreitar as relações, utilizando a criação de um bom conteúdo. Nesse momento, você precisa utilizar as ferramentas certas, como landing pages, Call to Action (CTA), formulários e CRM (que significa Gestão de Relacionamento com Cliente).

Após a conversão do lead, você estará mais próximo de torná-lo seu cliente, porém vai ser exigido um maior conhecimento da sua persona. Você pode utilizar: a automação de marketing, para manter um relacionamento mais próximo com o seu potencial cliente e conduzi-lo dentro do funil, o e-mail marketing, para estimular o seu lead, e o lead scoring, já que ele lhe auxilia a entender quem possui a sua prioridade no time de vendas.

A GoUp pode lhe ajudar com a estratégia de marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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