Humanização da marca: qual a importância dela?

Com o passar do tempo, a relação entre empresa e cliente vem se transformando, assim como as estratégias para atrair novos leads. A humanização da marca é uma das muitas estratégias de negócios para se aproximar do consumidor, gerando conexão por meio da empatia e da ética.

Atrás dessa evolução na comunicação, está o desenvolvimento da empatia e da proximidade do consumidor com o negócio. Assim, a relação que era apenas de compra e venda torna-se um vínculo valioso.

Pensando nisso, hoje nós vamos falar sobre:

  • O que é humanização da marca?
  • Por que humanizar a marca é importante?
  • Como humanizar minha marca?

Confira a seguir!

O que é humanização da marca?

A humanização da marca nada mais é do que um conceito que visa aproximar o consumidor da empresa, por meio do tratamento mais próximo e, de certa forma, acolhedor. Ela engloba, principalmente, os setores de: 

  • Atendimento
  • Vendas
  • Marketing 

No entanto, não adianta somente se comunicar de forma bonita e humanizada; é preciso adequar a estrutura do negócio às necessidades dos usuários durante todas as etapas do funil de vendas.

A humanização da marca surgiu do reflexo do desejo dos consumidores de terem uma boa experiência em todo o processo de compra; as pessoas querem sempre mais que o básico de um empreendimento.

Por isso, as marcas adeptas a essa estratégia saem do básico e não só se mostram humanizadas como procuram agir de modo humanista, centrado em pessoas e em cultura organizacional.

Por que humanizar a marca é importante?

A resposta para essa pergunta é simples: porque o comportamento do cliente mudou. O consumidor atual não quer só um produto ou serviço de qualidade a um preço justo, ele quer comprar de uma empresa que ofereça a ele um atendimento personalizado e que valorize sua experiência. 

Outro ponto importante é que o público tende a apreciar mais as empresas que se posicionam, que sejam transparentes em seus negócios, que defendam causas e que tenham valores alinhados com os dele. 

Tudo isso em conjunto gera um sentimento de confiança nos clientes, uma percepção fundamental para tornar um consumidor fiel e para propagar a credibilidade e a reputação de uma organização perante o mercado. 

Como humanizar minha marca?

Para humanizar sua marca, existem alguns fatores fundamentais de criação de estratégia, estreitando laços com o consumidor. 

Recomendamos:

  • Invista no diálogo: Para criar uma proximidade de forma humanizada com a sua persona, é fundamental ter uma comunicação adequada.
  • Mostre os bastidores da sua empresa: Assim, o consumidor pode conhecer quem são as pessoas que trabalham e como elas constroem o produto final.
  • Invista em atendimento personalizado: Como falamos, as pessoas possuem a tendência de simpatizar e de confiar mais em empresas que as valorizam.

Outras dicas para humanizar a sua marca:

  • Dialogar, frequentemente, com sua audiência.
  • Conseguir resolver os problemas de seus clientes com rapidez.
  • Ter como meta não seus interesses próprios, mas os dos clientes.
  • Praticar a inclusão.

A GoUp lhe ajuda na estratégia de marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Métricas Sobre E-mail Marketing

Top 3 atualizações do Instagram em 2021

Como criar conteúdo interativo para aumentar o engajamento?

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados