Humanização da marca: qual a importância dela?

Com o passar do tempo, a relação entre empresa e cliente vem se transformando, assim como as estratégias para atrair novos leads. A humanização da marca é uma das muitas estratégias de negócios para se aproximar do consumidor, gerando conexão por meio da empatia e da ética.

Atrás dessa evolução na comunicação, está o desenvolvimento da empatia e da proximidade do consumidor com o negócio. Assim, a relação que era apenas de compra e venda torna-se um vínculo valioso.

Pensando nisso, hoje nós vamos falar sobre:

  • O que é humanização da marca?
  • Por que humanizar a marca é importante?
  • Como humanizar minha marca?

Confira a seguir!

O que é humanização da marca?

A humanização da marca nada mais é do que um conceito que visa aproximar o consumidor da empresa, por meio do tratamento mais próximo e, de certa forma, acolhedor. Ela engloba, principalmente, os setores de: 

  • Atendimento
  • Vendas
  • Marketing 

No entanto, não adianta somente se comunicar de forma bonita e humanizada; é preciso adequar a estrutura do negócio às necessidades dos usuários durante todas as etapas do funil de vendas.

A humanização da marca surgiu do reflexo do desejo dos consumidores de terem uma boa experiência em todo o processo de compra; as pessoas querem sempre mais que o básico de um empreendimento.

Por isso, as marcas adeptas a essa estratégia saem do básico e não só se mostram humanizadas como procuram agir de modo humanista, centrado em pessoas e em cultura organizacional.

Por que humanizar a marca é importante?

A resposta para essa pergunta é simples: porque o comportamento do cliente mudou. O consumidor atual não quer só um produto ou serviço de qualidade a um preço justo, ele quer comprar de uma empresa que ofereça a ele um atendimento personalizado e que valorize sua experiência. 

Outro ponto importante é que o público tende a apreciar mais as empresas que se posicionam, que sejam transparentes em seus negócios, que defendam causas e que tenham valores alinhados com os dele. 

Tudo isso em conjunto gera um sentimento de confiança nos clientes, uma percepção fundamental para tornar um consumidor fiel e para propagar a credibilidade e a reputação de uma organização perante o mercado. 

Como humanizar minha marca?

Para humanizar sua marca, existem alguns fatores fundamentais de criação de estratégia, estreitando laços com o consumidor. 

Recomendamos:

  • Invista no diálogo: Para criar uma proximidade de forma humanizada com a sua persona, é fundamental ter uma comunicação adequada.
  • Mostre os bastidores da sua empresa: Assim, o consumidor pode conhecer quem são as pessoas que trabalham e como elas constroem o produto final.
  • Invista em atendimento personalizado: Como falamos, as pessoas possuem a tendência de simpatizar e de confiar mais em empresas que as valorizam.

Outras dicas para humanizar a sua marca:

  • Dialogar, frequentemente, com sua audiência.
  • Conseguir resolver os problemas de seus clientes com rapidez.
  • Ter como meta não seus interesses próprios, mas os dos clientes.
  • Praticar a inclusão.

A GoUp lhe ajuda na estratégia de marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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