Com o passar do tempo, a relação entre empresa e cliente vem se transformando, assim como as estratégias para atrair novos leads. A humanização da marca é uma das muitas estratégias de negócios para se aproximar do consumidor, gerando conexão por meio da empatia e da ética.
Atrás dessa evolução na comunicação, está o desenvolvimento da empatia e da proximidade do consumidor com o negócio. Assim, a relação que era apenas de compra e venda torna-se um vínculo valioso.
Pensando nisso, hoje nós vamos falar sobre:
- O que é humanização da marca?
- Por que humanizar a marca é importante?
- Como humanizar minha marca?
Confira a seguir!
O que é humanização da marca?
A humanização da marca nada mais é do que um conceito que visa aproximar o consumidor da empresa, por meio do tratamento mais próximo e, de certa forma, acolhedor. Ela engloba, principalmente, os setores de:
- Atendimento
- Vendas
- Marketing
No entanto, não adianta somente se comunicar de forma bonita e humanizada; é preciso adequar a estrutura do negócio às necessidades dos usuários durante todas as etapas do funil de vendas.
A humanização da marca surgiu do reflexo do desejo dos consumidores de terem uma boa experiência em todo o processo de compra; as pessoas querem sempre mais que o básico de um empreendimento.
Por isso, as marcas adeptas a essa estratégia saem do básico e não só se mostram humanizadas como procuram agir de modo humanista, centrado em pessoas e em cultura organizacional.
Por que humanizar a marca é importante?
A resposta para essa pergunta é simples: porque o comportamento do cliente mudou. O consumidor atual não quer só um produto ou serviço de qualidade a um preço justo, ele quer comprar de uma empresa que ofereça a ele um atendimento personalizado e que valorize sua experiência.
Outro ponto importante é que o público tende a apreciar mais as empresas que se posicionam, que sejam transparentes em seus negócios, que defendam causas e que tenham valores alinhados com os dele.
Tudo isso em conjunto gera um sentimento de confiança nos clientes, uma percepção fundamental para tornar um consumidor fiel e para propagar a credibilidade e a reputação de uma organização perante o mercado.
Como humanizar minha marca?
Para humanizar sua marca, existem alguns fatores fundamentais de criação de estratégia, estreitando laços com o consumidor.
Recomendamos:
- Invista no diálogo: Para criar uma proximidade de forma humanizada com a sua persona, é fundamental ter uma comunicação adequada.
- Mostre os bastidores da sua empresa: Assim, o consumidor pode conhecer quem são as pessoas que trabalham e como elas constroem o produto final.
- Invista em atendimento personalizado: Como falamos, as pessoas possuem a tendência de simpatizar e de confiar mais em empresas que as valorizam.
Outras dicas para humanizar a sua marca:
- Dialogar, frequentemente, com sua audiência.
- Conseguir resolver os problemas de seus clientes com rapidez.
- Ter como meta não seus interesses próprios, mas os dos clientes.
- Praticar a inclusão.