Você deve ver em muitas publicações comentários sobre em qual etapa do funil de vendas o cliente está. O que é exatamente um funil de vendas? Basicamente, cada processo feito pelo consumidor define uma etapa nesse funil.
Podemos separá-lo em quatro pontos:
Visitante
O cliente que entra pela primeira vez em seu site e está apenas conhecendo, vendo o que você oferece e a forma com a qual você trabalha.
Muitas vezes ele ainda não deseja comprar e está apenas vendo quais produtos você oferece.
Nesse primeiro contato, você poderá mostrar diversos produtos, pois está ainda conhecendo os gostos do consumidor e vendo com os quais ele mais se identifica.
Leads
O visitante se torna lead quando ele deixa dados em seu site. Quando você oferece um e-book ou quando o cliente se interessa por um produto e faz um cadastro para ter esse produto em seu carrinho, ele se torna um lead.
Esses dados dão a possibilidade de sua empresa entrar em contato com o consumidor e convencê-lo a comprar o que você está oferecendo.
Oportunidades
Quando o lead vira uma oportunidade, ele já teve um contato significativo com a sua empresa, já entende o seu produto e está pronto para ser convencido de que a venda é algo realmente importante para ele.
A partir desse momento, sua empresa terá que efetivamente convencer o cliente de que ele está pronto para adquirir o que deseja com a sua empresa.
Venda
Por fim, a conclusão da venda é o fundo do funil: o cliente se sentiu seguro e confiante para efetivar a compra e solicitar o pedido com a sua empresa.
Nessa etapa, o cliente não chegou ao fim do relacionamento, apenas à conclusão da venda.
Portanto, é necessário que sua empresa mantenha contato e verifique se a satisfação foi alcançada, para, dessa forma, oferecer novos produtos no futuro.
Saiba mais
Acesse goup.marketing e conheça nosso trabalho.