Fazer uma live amadora pode ser fácil. Através do seu celular, você poderá escolher qualquer rede social que desejar e começar a transmitir. Porém, não é tão simples fazer isso profissionalmente. Aprenda a fazer lives e se aproximar do seu cliente:
Sobre o vídeo e como realizar as lives para aproximar o cliente
- Não realize sua live em qualquer lugar: tenha um espaço bem iluminado e com um fundo que não tire a atenção do cliente.
- Produza um roteiro: tenha em mente tudo o que você precisa falar, mas siga uma lista de assuntos com início, meio e fim, dando assim uma maior dinâmica ao seu vídeo.
- Tenha uma boa conexão de internet para que sua transmissão não tenha problemas enquanto você estiver falando algo muito importante e que irá ser decisivo para o cliente.
- Tenha um caminho antes de ofertar algo para seu cliente: não saia disparando uma venda logo de início, pois é muito capaz do cliente não ficar até o final da live para ouvir o conteúdo que você produziu. Deixe-o na expectativa, para que ele saiba que, em breve, receberá uma informação crucial e que vai mudar a vida dele, mas que ele precisará ter paciência para ouvi-la.
- Utilize um CTA para realizar a venda ou encaminhar seu cliente para outro conteúdo, induzindo-o, a seguir, ao caminho que você estipulou.
- Ao fim, responda as dúvidas de quem está assistindo: você pode ter deixado passar alguma informação e este é o momento de deixar tudo o mais claro possível para ele.
Realize testes e utilize softwares que ajudem na transmissão e a tornem mais profissional
Utilizar aplicativos que possibilitam a utilização de mais de uma tela, por exemplo, tornam sua live mais profissional, além de você poder mostrar de forma visual o que você está ensinando ou levando para o público.
Além disso, antes de começar a transmitir, realize testes para verificar se tudo ocorre da forma planejada, sem problemas, e que o que você precisa está ao seu alcance.
Faça-os preencherem formulários e disponibilize um conteúdo extra em troca
Faça com que as pessoas que estão interessadas em assistir seu conteúdo se tornem leads, encaminhando um formulário para que eles preencham em troca de e-books, ofertas ou facilidades exclusivas.
Utilize um bom equipamento
Não transmita de um celular que você não sabe como é a qualidade da câmera, pois isso pode quebrar a expectativa dos clientes que estão em busca de um conteúdo de qualidade e com uma boa transmissão, que tire suas dúvidas e seja determinante no processo de compra.
Se possível, tenha uma iluminação artificial que ajude a luz natural a manter uma boa qualidade de vídeo.