Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Imagens de ferramentas que o inbound e o outbound marketing utilizam.

Atualmente, existem duas formas principais de uma organização realizar o seu trabalho com o Marketing. Ambas são maneiras estratégicas que visam à conquista de novos clientes, no entanto, um método utiliza um conteúdo relevante para impactar diretamente novos leads, enquanto o outro faz uso do Marketing mais tradicional, trabalhando com uma propensão mais ativa

Para conhecer as principais diferenças entre ambos os métodos, é necessário entender muito bem qual a finalidade de cada um deles.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre:

  • O que é o Inbound Marketing?
  • O que é o Outbound Marketing?
  • Principais diferenças entre eles.

Confira a seguir!

O que é o Inbound Marketing?

Também conhecido popularmente como “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing consiste em uma estratégia com o objetivo de conquistar e fidelizar novos clientes, visando chamar a atenção de pessoas que possuem um potencial consumidor e atraí-las até a empresa sem que a organização precise ir ao encontro delas. 

Mas como isso é possível? 

Bom, as empresas buscam entender quais são as necessidades do seu público-alvo. A atração desses novos clientes é feita por meio da produção de conteúdo que tenha alta relevância para eles. Dessa forma, o conteúdo se configura como o coração que faz o Inbound gerar resultados, pois é ele quem atrairá o público (devido a qualidade, relevância, etc.). 

  • Antes de iniciar a produção de conteúdo, a empresa precisa fazer uma análise detalhada do perfil de cliente que deseja alcançar. Neste caso, é preciso ir a fundo e entender as dificuldades, as necessidades, as dúvidas e os maiores desafios enfrentados pelo lead.

O que é Outbound Marketing?

Quando falamos do Outbound Marketing, estamos nos referindo àquele Marketing “mais tradicional”, que possui o objetivo de trazer clientes por meio da oferta de serviços ou produtos. Ao contrário do Inbound Marketing, aqui a ideia é ir atrás do seu cliente de forma ativa, e não para apenas despertar seu interesse.

Essa estratégia é bastante conhecida pelas propagandas na televisão e em outros meios, como nos outdoors, que vemos nas avenidas e estradas, e até mesmo nos panfletos, que são entregues pelas ruas e lojas centrais. 

Essa prática também se encontra no ambiente digital, por exemplo:

  • Anúncios transmitidos em vídeos
  • Vídeos antes de iniciar um filme no cinema
  • E-mails marketing personalizados
  • Pop-ups e banners 

Principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Agora que você já sabe o principal objetivo de cada um dos métodos, vamos lhe explicar de forma simples quais são as diferenças entre eles!

  • Comunicação: Esse talvez seja o tópico em que mais diferem as duas abordagens: a forma pela qual o leed é impactado. 

No Inbound Marketing, o contato é menos invasivo, já que a ideia central é fazer com que os clientes se aproximem da empresa por meio de materiais de qualidade, até que cheguem na etapa da abordagem mais direta. 

No Outbound Marketing, a comunicação é bem mais direta e intromissiva, e acaba interrompendo a experiência do cliente. Outro método de atuação que, muitas vezes, não gera uma boa recepção é com cold mails e calls, utilizando ligações de telemarketing.

  • Investimento e retorno: Também existe uma grande diferença nesse aspecto. 

No Outbound, o investimento precisa ser maior, pois o anúncio precisa alcançar um grande número de pessoas, interessada ou não no produto propagandeado. Seus resultados costumam vir rapidamente.

Já no Inbound Marketing, o retorno pode ser um pouco mais demorado, mas a estratégia exige investimentos menores é mais certeira. 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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