Conhecendo a Fundo seu Cliente Ideal

Cliente Ideal

As maiores dúvidas que pairam na cabeça dos gestores de empresas e os profissionais de marketing é como conhecer a fundo seu cliente ideal e quais são as estratégias mais eficazes para atingi-lo.

A primeira coisa a se dizer é que empresas que não possuem ferramentas de métricas e mensuração de dados estão muito atrás de seus concorrentes, pois sem saber quantas pessoas realmente passaram pelas suas campanhas e quantos clientes vieram a partir disso, é praticamente impossível entender se sua estratégia está ou não gerando resultados, mesmo que você esteja vendendo bem.

Ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console, RD Station e pelo menos um CRM são essenciais para que você possa entender, compreender e analisar os passos do seu cliente.

Analisando seu cliente ideal

Quando utilizarmos o Google Analytics, por exemplo, teremos uma função chamada “comportamento” e outra função chamada “público-alvo”. Com elas é possível verificar de onde seus clientes vêm, de qual local eles são, o que fazem, do que gostam, o que eles mais veem, ouvem ou pelo que se interessam. Dessa forma, você irá entender aos poucos como a maior parte dos clientes se comporta e quais são os pontos de afinidades que eles têm.

Grupos de afinidade

Com os grupos de afinidades em que seus clientes estão inclusos, é possível trabalhar esses assuntos em comum de acordo com as necessidades e os problemas que a sua empresa pode resolver. Com isso, você poderá criar ações específicas para esse público, abordando desde suas necessidades mais básicas até problemas graves que precisem de urgência para a correção.

Quais as vantagens de conhecer meu cliente ideal?

As empresas que possuem maiores lucros vendem em quantidade ou qualidades maiores; portanto, para conseguir atrair mais vendas, é necessário vender o produto certo para a pessoa certa, e não há como fazer isso sem conhecer esse cliente. Assim, as ferramentas citadas, assim como Facebook e Instagram, que possuem recursos parecidos, podem auxiliar a entender melhor com quem estamos lidando.

Conhecendo o perfil do seu cliente, você terá maiores oportunidades de venda, já que você saberá exatamente o que oferecer, quando oferecer e para quem oferecer, sem grandes pressões.

Outro ponto importante é que você poderá também segmentar esses consumidores em grupos e direcionar diferentes estratégias para cada um desses grupos, fazendo várias campanhas focadas em diferentes soluções para seus clientes, aumentando assim o número de oportunidades de venda de forma mais concreta e certeira.

Conheça nosso trabalho, acesse https://goup.marketing/o-que-fazemos/ e saiba mais.

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Conhecendo o Mlabs, o Gerenciador de Rede Social

Top 3: melhores palestras do Fire Festival

Ferramentas Úteis para o Marketing Digital

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados