Conheça detalhes do Marketing de Influência

Se você possui alguma rede social ou acompanha alguns comerciais, sabe que os chamados “influencers” são o rosto de diversas marcas. Isso atualmente é chamado de “Marketing de Influência”, que utiliza de uma persona relevante ou com um público já consolidado para a divulgação de serviços/produtos.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre:

  • O que é Marketing de Influência?
  • Benefícios do Marketing de Influência.
  • Como adicioná-lo à sua estratégia?

Confira tudo a seguir!

O que é Marketing de Influência?

Como citamos, existem diversas personalidades que são o “rosto” de uma campanha ou marca. Essa é uma estratégia que funciona em parceria com produtores de conteúdo (influenciadores digitais) independentes que exercem influência no público interessado na marca

Para entender melhor, é preciso compreender que esses produtores de conteúdo contam com diversos seguidores engajados em suas redes sociais, o que resulta no desenvolvimento de autoridade. 

Essas personalidades podem ter milhares ou até mesmo milhões de pessoas que acompanham as suas postagens e interagem com as publicações realizadas. 

Como isso tende a criar uma relação de confiança, os influencers podem se tornar “autoridades”, exercendo um papel relevante na tomada de decisão dos consumidores. 

  • Um exemplo prático: quando uma pessoa de influência utiliza determinada marca e a elogia para seus seguidores, é possível que eles se interessem e comprem também.

Benefícios do Marketing de Influência

Agora que você entendeu o conceito central do Marketing de Influência, que tal aprender sobre seus benefícios? A gente separou alguns para você:

  •  Desperta a confiança do público

Um dos segredos para uma empresa ficar bem posicionada no mercado é conquistar a confiança do público. Isso é feito por meio de entregas de qualidade, da apresentação de valores positivos e do uso eficaz das diferentes estratégias de Marketing.

Sendo assim, o Marketing de Influência pode ajudar a impulsionar os resultados, já que dá permissão para que a empresa construa essa imagem a partir do posicionamento de outro profissional, este no caso, o influenciador.

Como o influencer tem a confiança do seu público, ao promover a marca, há chances de que a percepção positiva dos seguidores também alcance a empresa.

  • Alcança o público certo

O grande passo do Marketing de Influência é a segmentação do público. Impactar pessoas que já estão interessadas no nicho no qual a sua empresa atua é capaz de criar atalhos para que leitores e seguidores conheçam e interajam organicamente.

Por meio dos influenciadores, não é preciso investir para mapear grupos de pessoas que possam ser potenciais clientes, pois o produtor de conteúdo já tem sua audiência construída.

  • Facilita a decisão de compra

Quando há a participação do influencer, essa decisão pode, muitas vezes, ser facilitada. Isso porque o cliente final terá acesso a diversas informações repassadas pelo profissional de conteúdo, além da validação dele a respeito da qualidade da marca.

  • Pode utilizar diversos formatos

Por fim, outro benefício marcante do Marketing de Influência é que a estratégia é bastante versátil, permitindo o uso de diferentes formatos de conteúdos nas divulgações e na própria aplicação da estratégia. 

Por exemplo: os influenciadores podem fazer campanhas específicas, mais semelhantes aos comerciais, mas com foco no engajamento do público da rede social utilizada.

Como adicioná-lo à sua estratégia?

Se você se interessou em aproveitar os benefícios do Marketing de Influência, chegou a hora de conferir como colocar essa estratégia em prática. 

Lembre-se de:

  • Definir seus objetivos
  • Conhecer bem o seu público
  • Buscar influenciadores conforme o perfil e a linguagem do seu negócio
  • Não escolher o influenciador somente pelo número de seguidores
  • Respeitar a liberdade criativa do influenciador

A GoUp lhe ajuda na estratégia de Marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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