Como utilizar o funil de vendas corretamente?

Ilustração de funil de vendas.

Um dos conceitos mais importantes do Inbound Marketing é o de “funil de vendas”. Quando bem definido e monitorado, é ele que faz as empresas conseguirem aumentar seus resultados. 

Sem esse estabelecimento, você pode estar perdendo a chance de atrair mais clientes e crescer ainda mais dentro do seu mercado. 

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre:

  • O que é o funil de vendas?
  • Como utilizar as etapas corretamente?

Confira a seguir!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas pode ser definido como um modelo estratégico que mostra a jornada de um cliente, desde o seu primeiro contato com determinada marca até o momento de finalizar a venda. 

Monitorar esse processo consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente do momento em que ele toma consciência das suas necessidades até o momento do fechamento de negócio.

Esse funil é dividido em etapas: durante a sua jornada, o cliente passa por alguns momentos que delimitam o quão próximo da venda ele se encontra. 

Os leads entram pela “parte larga” do funil e, à medida em que eles vão se aproximando do fundo, mais perto estarão de se tornar clientes qualificados. Os que não chegam nesse estágio, são considerados como “não qualificados”. 

O funil de vendas é dividido em três partes. Vamos explicar o que cada uma delas significa a seguir.

Como utilizar as etapas corretamente?

Todas as etapas do funil de vendas representam o processo de decisão. Por isso, utilizar conteúdos nas etapas certas fará com que você obtenha bons resultados e consiga mensurar quem realmente será um cliente em potencial

  • Topo de funil: primeiro contato feito com o lead. Aqui devem ser criados conteúdos mais genéricos e abrangentes, uma vez que o lead não sabe exatamente o problema que possui. 

Ele identificou uma “dor”, mas ainda não sabe sobre o que se trata. Entretanto, ele vai pesquisar sobre o assunto, consumindo um material que o faça enxergar o seu problema de fato.

  • Meio de funil: o lead já identificou o problema. Ele precisa encontrar soluções. Nessa segunda etapa, ele avalia serviços e produtos para ajudar na resolução. 

Neste caso, as empresas precisam trabalhar de modo que ele não acabe no seu concorrente. Por isso, os conteúdos não podem ser tão genéricos. É interessante utilizar listas de itens, comparações com prós e contras de cada produto, entre outros. 

  • Fundo de funil: Nessa última etapa, após orientar o lead com um material de qualidade no meio de funil, é a hora do fechamento de negócio. A pessoa ainda pode escolher outra empresa para atender às suas necessidades. Por isso, é necessária a criação de um conteúdo junto com a sua equipe de vendas. Mostre ao lead o porquê de você ser a melhor escolha dentro do mercado.

Durante esse processo, é necessário que a sua equipe utilize boas estratégias de Inbound Marketing, começando pela atração, faça uso dos canais disponíveis, como blogs, redes sociais, sites e, principalmente, o Marketing de Conteúdo, para atrair os clientes certos para o seu negócio.

Você pode utilizar: a automação de marketing, para manter um relacionamento mais próximo com o seu potencial cliente e conduzi-lo dentro do funil; e-mail marketing, para estimular o seu lead; e, ainda, o lead scoring, já que ele auxilia a entender quem será a prioridade no time de vendas.

A GoUp pode lhe ajudar com a estratégia de Marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco.

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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